Encontro de Iniciação à Docência discute papel do Pibid e da RP na formação docente

19 de novembro de 2020 - 09:00 # # # #

A Semana Universitária (SU) 2020 contará com mais uma edição do Encontro de Iniciação à Docência da Uece. O evento terá início com mesa que abordará o tema “O Papel do Pibid e da Residência Pedagógica (RP) na formação de professores: compartilhando experiências”, a ser realizada no dia 25/11, às 19h, pelo canal da Uece no YouTube – @UeceOficial.

Com a participação de Sueli Guadelupe de Lima (Unesp), Welessandra Aparecedida Benfica (UEMG) e Isabel Sabino (Uece), a realização dessa atividade marca o lançamento dos programas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica da Uece. A mesa apresentará uma contextualização histórica dos programas a partir de debate acadêmico-científico sobre a prática docente e a formação dos professores com a socialização da experiências da Uece e de outras Instituições de Ensino Superior (IES), objetivando, entre outros pontos, suscitar a reflexão sobre as políticas e práticas de formação de professores.

A programação será composta também pelas mesas redondas “A prática pedagógica de professoras alfabetizadoras por meio do ensino remoto”, que visa abordar as experiências de professoras no contexto da rede pública e privada de ensino; e “Os desafios do novo Ensino Médio e o lugar da juventude brasileira”, que buscará tratar sobre esses desafios no novo contexto que perpassa territórios imprescindíveis: da sala de aula, do currículo, das práticas pedagógicas, das metodologias, das avaliações e das políticas de educação, de modo geral.

Haverá também a “Exposição da Profissão Docente em Ciências Biológicas”, iniciativa dos discentes do núcleo de Biologia – Pibid Uece/Feclesc, com o objetivo de apresentar, especialmente aos estudantes de Ensino Médio, a atuação e a importância do Professor em Ciências, Biologia, nas mais diversas áreas de conhecimento do Ensino Técnico, Tecnológico e Superior. A exposição acontecerá no dia 27 de novembro, das 7h às 13h, com salas sendo abertas a cada hora. Para se inscrever na Exposição e escolher um horário, clique aqui.

Para as mesas redondas, as inscrições continuam abertas em https://semanauniversitaria.uece.br/. O interessado deve, primeiramente, realizar cadastro para obter login e senha. Os usuários já cadastrados no sistema devem fazer login e clicar no botão “Atualizar Meus Dados” para atualizar os dados pessoais e, em seguida, acessar a opção “Dados Cadastrais” e depois “Participar da XXV Semana Universitária”.

O XI Encontro de Iniciação à Docência da Uece, evento integrante da Semana Universitária, contará também com apresentação de mais de 50 trabalhos e com realização de 12 minicursos.

Clique aqui para mais informações ou acesse www.semanauniversitaria2020.uece.br