Startup monitorada por docente da Uece é campeã de evento do Programa Clusters Econômicos

11 de maio de 2022 - 15:14

A startup cearense Ortusolis Tecnologia, que contou com o professor Márcio Mota, do programa de Pós-graduação em Administração da Uece (PPGA/Uece), como pesquisador regional, conquistou o primeiro lugar na jornada 2021 do I Demoday do Programa Clusters Econômicos de Inovação + Corredores Digitais, apoiado pelo programa Clusters Econômicos de Inovação do Governo do Estado do Ceará. O evento, realizado em abril, reuniu ao todo 46 startups.

O professor Márcio explica que o projeto Clusters Econômicos tem a finalidade de solucionar problemas econômicos em setores produtivos de diversas regiões do Estado. Professores de instituições públicas e privadas, selecionados por meio de chamada pública, passam a atuar como pesquisadores regionais e entram como monitores, com a finalidade de buscar empresas que possam atender as demandas e buscar soluções em um período de seis meses. Ao final desse período, que envolve várias etapas e treinamentos, as empresas devem entregar um relatório e o produto, que é a solução do problema encontrado em cada região.

“No meu caso, foi identificado um problema no cluster de saúde, na região da Grande Fortaleza, com o tema sobre descontaminação em ambientes fechados por climatização, pela utilização de ar-condicionado. A Ortusolis foi a empresa que desenvolveu a melhor solução, pelos critérios avaliados pelos pesquisadores. Um dos grandes problemas da poluição são os ácaros e fungos presentes em aparelhos de ar-condicionado que não são limpos de forma correta e, muitas vezes, com produtos químicos que não são utilizados de forma correta”, detalha o professor.

A empresa desenvolveu uma máquina geradora de ozônio, que produz até 700 gramas por hora, a depender do porte do equipamento e ambiente a ser descontaminado. “A vantagem do ozônio é não agredir o ambiente, uma vez que utiliza o oxigênio, que se transforma em ozônio. E, depois de produzido, o ozônio pode voltar a ser oxigênio. É um procedimento ambientalmente amigável”, define Márcio Mota.

Entre as tecnologias desenvolvidas pela máquina, há um aplicativo que permite configurar o equipamento, além de ligar e desligar a distância, possibilitando utilizá-lo em diversos momentos. Márcio Mota acrescenta que os testes realizados na máquina comprovaram a eliminação de cerca de 96% de fungos, ácaros e protozoários, bactérias e vírus nos ambientes.

Durante o processo de implementação da tecnologia, segundo explica o professor, foram realizados testes alfa, para verificar o funcionamento da máquina de acordo com o propósito idealizado, e testes beta, já avaliando o desempenho em empresas com potencial para usar o equipamento. Nessa segunda fase, foram realizados testes em uma oficina mecânica e um restaurante, comprovando que o ozônio afasta umidade e pragas como baratas, cupins e formigas. Desde o começo do ano, a máquina geradora de ozônio já se encontra em fase de comercialização, sendo empregada em estabelecimentos como clínicas, academias e hotéis de grande porte.

O professor Márcio Mota destaca a relevância da conquista do prêmio da startup no Demoday, sendo bastante elogiado pelos avaliadores e escolhido por unanimidade como a melhor solução apresentada. “Como professor da Uece, isso é extremamente relevante, pois estamos contribuindo para o surgimento de novas empresas e entrega de soluções interessantes, contribuindo para elaborar planos de negócios para colocar produtos relevantes no mercado”, conclui o docente.

 

Cluster turismo

Outra startup apoiada pelo programa Clusters Econômicos, na área de turismo, que teve destaque entre as 10 melhores apresentadas no Demoday foi o Kite Mania, um aplicativo que reúne informações importantes aos praticantes de kitesurf na Região Metropolitana de Fortaleza. O projeto contou com a participação da professora Ana Augusta, também do PPGA/Uece, como pesquisadora regional.

De acordo com a docente, a equipe de pesquisadores partiu de um problema, em que vislumbraram que o praticante de kitesurf, ainda que o esporte tenha grande relevância para o estado do Ceará, não conta com apoio de informações para planejar a prática do esporte. Dados importantes como condições de ventos, marés e todo o suporte de infraestrutura não estão reunidos em um só local, e praticantes e turistas interessados na modalidade têm de recorrer a diversas plataformas.

“A informação está disseminada em diversas plataformas, tornando a consulta, a pesquisa e o planejamento da prática do kitesurf muito mais complicada, tanto para os habitantes locais como também para os turistas. A empresa Kite, então, se propõe a desenvolver um aplicativo que reúne todas as informações para prática de kitesurf em um só lugar. O praticante vai conseguir informações para além da prática de kite, como ventos e marés, mas, também, hotéis, pousadas, oficinas de kitesurf e outras atrações turísticas que existem na região. O aplicativo é um marketplace de serviços turísticos, voltado para os praticantes de kitesurf”, explica Ana Augusta.

A professora informa, ainda, que dados secundários dão conta de que o Ceará recebe cerca de 2,4 milhões de turistas por ano. Destes, cerca de 240 mil turistas têm o esporte como fator motivador da viagem, sendo 170 mil praticantes de kitesurf. “Esse é um mercado importante”, salienta.

O aplicativo, que conta com cinco profissionais em sua implementação, está na fase de desenvolvimento, contando com um MVP (do inglês Minimum Viable Product, que significa produto mínimo viável) já com algumas funcionalidades desenvolvidas, como informações sobre hotéis e alguns restaurantes.

 

Demoday

O evento contou com a participação de empresários e investidores locais de soluções inovadoras de impacto direto nas áreas estratégicas da economia do Ceará. Organizado pelas Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), o evento contou com o apoio da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e de todo ecossistema de desenvolvimento e inovação do Estado.

 

Saiba mais

O Programa Clusters Econômicos de Inovação é uma iniciativa que objetiva atuar na articulação e integração da iniciativa privada, academia, sociedade civil organizada e instituições de fomento, com o intuito de gerar maiores e melhores oportunidades de emprego e empreendedorismo nas regiões de planejamento do Estado, por meio da inserção de inovações aos respectivos clusters econômicos de maior potencial e cuja formação de ensino superior e profissionalizante tenha maior oferta na região.