Startup de aluno egresso da Uece monitora consumo de energia elétrica em São Paulo

24 de agosto de 2017 - 14:48

Após experiência dentro e fora do Brasil, a Startup alavanca R$ 400 mil no edital de inovação SESI/SENAI/SEBRAE

O aluno egresso do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Tiago Justino, ao lado de mais três profissionais, criou, em 2016, a startup CUBi Energia, que oferece serviços de monitoramento de energia elétrica de baixo custo auxiliando indústrias a capturar oportunidades de economia de energia.

Em parceria com uma grande empresa do setor automobilístico e um instituto de tecnologia americano, a CUBi Energia alavancou R$ 400 mil por meio do edital de inovação para a indústria do SESI/SENAI/SEBRAE para compor um projeto que totaliza cerca de R$ 1 milhão.

Durante 2017 foi eleita uma das 20 mais atrativas do setor energético pela Rockstart Energy Accelerator e participou do programa de aceleração, Startup SP promovido pelo SEBRAE. Segundo Tiago Justino, “existem grandes oportunidades de economia de energia que os gestores nem fazem ideia. Os últimos avanços da computação com Big Data e Deep Learning vão nos ajudar a encontrar essas oportunidades. Monitorar o consumo é apenas o primeiro passo”.

Apesar de jovens, os fundadores já acumulam bons resultados no setor energético. Em 2015, concluíram um trabalho de auditoria energética que economizou US$ 1 milhão para a universidade americana com a qual tinham vínculo. Foram os resultados positivos desse trabalho que levaram os quatro sócios a retornar ao Brasil para empreender.

O investimento de subvenção feito pelo SESI/SENAI/SEBRAE será utilizado nos próximos doze meses no desenvolvimento e aprimoramento do hardware e software proprietários que compõem o produto da Startup. Esse recurso faz parte de um orçamento de R$ 54 milhões disponibilizados para apoiar projetos com o objetivo de impulsionar a competitividade da indústria brasileira.