SODC é um órgão essencial à universidade

24 de janeiro de 2013 - 11:46 #

A Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE) contam com um setor, que sem ele, seria impossível o bom desempenho das duas instituições. Trata-se da Secretaria dos Órgãos de Deliberação Coletiva (SODC), em que a sua dirigente, Liana Rabelo, pessoalmente, considera-o cérebro da UECE. Todas as decisões importantes, tanto administrativas, como acadêmicas, passam pelos Conselhos que compõem a FUNECE (Conselhos Curador – CC e Diretor – CD) e a UECE (Conselho Universitário – CONSU e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE).

Os colegiados, formados pelos CC, CD, CONSU e CEPE dão respaldo e credibilidade às ações da FUNECE e da UECE. Os Conselhos são, portanto, os responsáveis pelo bom andamento dos trabalhos relacionados aos planos, programas, projetos, normas, entre outros. Os colegiados mantêm reuniões periódicas, exceto o Conselho Curador. A Secretaria da SODC acompanha todas as matérias pertinentes a cada um dos colegiados, desde a sua entrada no setor, até o resultado final, que é a decisão de cada um, por meio de resoluções.

O trabalho efetivado pela SODC atende e beneficia toda a comunidade ueceana. Os projetos da universidade, como extensão, pesquisa, criação de cursos de graduação, de pós-graduação, contratos, convênios, estágios probatórios, remoção de docentes e outras normas de interesse da instituição só podem ser postas em práticas após a deliberação desses Conselhos.

A chefia da SODC esclarece a comunidade acadêmica que, quem tem demanda e precisa acionar algum dos Conselhos, a Secretaria recebe tais processos, por meio do Reitor da UECE, ou do presidente da FUNECE. Após examinar o pleito, a SODC agiliza toda a tramitação, dentro dos procedimentos normais, para que a matéria chegue a deliberação superior.

Segundo Liana Rabelo, os Órgãos Colegiados é um setor essencial de toda universidade. Para o conhecimento da comunidade acadêmica, enfatiza que os processos de todos os Conselhos, desde a fundação da Universidade, encontram-se arquivados até a presente data. Por cumprir importante tarefa é que Liana se refere à SODC, como o cérebro da universidade.

Calendário de Reuniões

Os colegiados cumprem um calendário de reuniões, agendadas para cada dois meses. O CEPE e o CONSU têm cada um, cinco reuniões programadas para 2013. Para o CD, este ano, foram marcadas quatro reuniões. A única exceção é o CC, sem programação para 2013. A pauta assinala reuniões ordinárias, porém, excepcionalmente, podem ocorrer as extraordinárias.

Clique aqui para fazer o download do calendário de reuniões da SODC