Situação do Projeto de Energia Elétrica para o Desenvolvimento da Pesquisa na Uece

19 de janeiro de 2016 - 12:46 #

O Projeto Infraestrutura de Energia Elétrica para o Desenvolvimento da Pesquisa (ILPE), submetido e aprovado na Chamada Pública 01/2009 do Programa Universal para Apoio a Infraestrutura de Pesquisa, lançado pela Financiadora de Estudos e Projetos-FINEP/MCT, teve como objetivo implantar, modernizar e recuperar a infraestrutura elétrica para o funcionamento confiável e pleno das unidades da Uece, nas quais se desenvolvem suas pesquisas mais relevantes em quatro de seus campi: Itaperi, Fátima, Limoeiro do Norte (Fafidam) e Quixadá (Feclesc).

Os impactos esperados do projeto, que já têm sido percebidos em algumas instâncias, envolvem o aumento na vida útil dos equipamentos de pesquisa já instalados, a possibilidade de instalação de novos equipamentos em locais anteriormente sobrecarregados, a redução do consumo de energia nas unidades beneficiadas e o aumento no número horas disponíveis da infraestrutura de pesquisa nos laboratórios dos quatro campi.

Tais impactos alcançam a totalidade dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da Uece, atualmente 41, e a grande maioria dos grupos e laboratórios de pesquisa. Considerando que a Uece possui hoje 161 grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e 133 laboratórios de pesquisa institucionalizados, o ILPE se apresenta como um grande projeto estruturante potencializador das pesquisas desenvolvidas na nossa instituição.

A primeira etapa do projeto já foi implantada com investimento de R$ 2.131.002,00. Foram concluídas a instalação da rede de baixa tensão na Fafidam, Feclesc, Campus Fátima e Campus Itaperi; reforma elétrica completa e instalação de gerador no Campus Fátima; foram concluídas a 1ª etapa da reforma elétrica na Fafidam e na Feclesc, além da instalação de geradores no Campus Itaperi.

A segunda etapa do projeto foi aprovada pela carta convite MCTI/FINEP 01/2014 e garantirá a complementação das ações previstas no projeto inicial ILPE. O investimento é de R$ 1.570.807,00 e prevê a complementação da reforma elétrica da Fafidam, Feclesc e Campus do Itaperi, solucionando os problemas elétricos, na perspectiva dos próximos 10 anos de crescimento destes quatro campi.

Para o engenheiro eletricista Abelardo de Paula Barreto, o projeto atende as necessidades prioritárias na reforma e manutenção do sistema elétrico dos diversos campi da Uece. No campus Fátima foi feito toda reforma do sistema elétrico e instalação de um grupo gerador para as cargas essenciais, já no campus Itaperi foi feito algumas reformas prioritárias em diferentes locais de maiores necessecidades, como construções de subestações para suprimentos de cargas elétricas e instalações de um grupo gerador de 500 kVA para atender os laboratórios do Instituto Superior de Ciências Biomédicas e os laboratórios de pesquisas localizados nos Blocos C, E e F.