Site do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos ajuda pesquisadores

17 de julho de 2014 - 11:18

Órgão colegiado, interdisciplinar, de caráter consultivo, deliberativo e educativo do ponto de vista em ética em pesquisa, o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), foi criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

Coordenado pelas professoras Ana Carina Stelko-Pereira e Ana Valeska Siebra Silva, o CEP tem como um de seus principais objetivos proceder à avaliação ética de qualquer projeto de pesquisa envolvendo humanos, desde que este esteja conforme padrões metodológicos e científicos reconhecidos, que seja realizado com a participação de pesquisadores, professores ou alunos da UECE ou que tenham a Universidade como campo de pesquisa.

A professora Ana Carina lembra que “todo projeto de pesquisa que envolve seres humanos deve ser avaliado pelo Comitê para que pesquisador e participantes de estudos tenham segurança de que os procedimentos de pesquisa envolvem riscos mínimos aos seres humanos e que estes riscos se justificam do ponto de vista social e científico.”

Ela reconhece que pode ser cansativo preencher o protocolo de ética de um projeto na plataforma Brasil e reunir todos os documentos necessários para a avaliação do projeto pelo CEP.

“Diante disso, nós, membros do CEP, buscamos facilitar o processo de submissão de seus projetos de pesquisa para avaliação pelo Comitê por meio da criação e atualização constantes do site do Comitê. O site apresenta modelos de documentos, checklists para evitar erros, resoluções sobre ética em pesquisa, atas e pautas de reuniões do colegiado do Comitê.”

Na página eletrônica, o pesquisador vai descobrir também, por exemplo, quais são os erros mais comuns de submissão do protocolo ao CEP, o que contribui para agilizar a aprovação do projeto.

A coordenadora ressalta ainda que o CEP está disponível para esclarecer dúvidas pelo email cep@uece.br.

Visite o site da CEP e saiba mais sobre o órgão colegiado.