Sistema FIEC lança Prêmio Inovação Aberta

13 de outubro de 2014 - 10:43

 

alt

 

O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará (SFIEC) promove segunda-feira, dia 13 de outubro, às 9h, no auditório José Flávio Costa Lima, no térreo da Casa da Indústria, em Fortaleza, o lançamento do edital do Prêmio Joongbo/FIEC de Inovação Aberta. A inscrição online para o envio de projetos com ideias deve ser feita até o dia 30 de novembro, no endereço eletrônico do prêmio, onde está disponível o edital.

O concurso de ideias é gratuito e o prêmio será concedido às três melhores ideias, que propuserem Inovações em soluções comerciais, novos mercados e novos usos para os produtos existentes. Esse tipo de foco é uma “Inovação dentro da Inovação”, já que a Joongbo é a primeira a lançar um edital que não foca em produtos ou processos. Cada inscrito poderá participar com um ou mais projetos, individualmente ou em equipe, devendo efetuar a inscrição preenchendo um formulário de apresentação de cada ideia.

O concurso compreende três etapas: cadastro; pré-seleção das melhores ideias; e o detalhamento das ideias pré-selecionadas. As premiações dos melhores projetos variam de R$ 2 mil a R$ 5 mil. A divulgação dos trabalhos vencedores e a entrega dos prêmios estão previstos de acontecer no próximo dia 18 de dezembro, durante evento na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará.(FIEC).

O Prêmio terá caráter internacional, podendo participar pessoas de qualquer lugar do mundo. As inscrições poderão ser efetuadas em português e inglês. A Joongbo é a quarta empresa a aderir ao Projeto Inovação Aberta, depois da Esmaltec e Biomátika, que já divulgaram os seus premiados, e da Impacto Protensão, que continua com inscrições abertas do seu Prêmio. A FIEC, por meio do INDI, a Braskem, Líquigás/Petrobrás e Sindiquímica Ceará são parceiros na realização do Prêmio com a Joongbo.

Sobre o Projeto Inovação Aberta

O Inovação Aberta, do Programa Uniempre, lança chamadas para apresentação de ideias de inovação por parte de um público externo às empresas. O objetivo é estimular as empresas a elevar o nível de competitividade por meio de chamadas abertas ao público para colaboração em inovação em todos os campos de atividade dessas organizações. A Esmaltec, do setor Metalmecânico, recebeu 111 ideias e selecionou 72 para a segunda fase. Já a Biomátika, do setor Químico, recebeu 18 ideias e selecionou 10 para a segunda fase.

As ideias abrangem produto, processo, gestão, comercialização, financiamento. Após a seleção da segunda fase, chega o momento de apresentar os vencedores e procedidas às respectivas premiações. O Inovação Aberta, daqui para frente, espera realizar a adesão de novas empresas, totalizando 20.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema FIEC