Sinfônica da UECE em concerto terça (29) no Theatro José de Alencar

28 de julho de 2014 - 18:03

Obras de Guerra-Peixe, Alberto Nepomuceno, Vivaldi e Pedro Madeira marcam o repertório da Orquestra Sinfônica da UECE nesta terça-feira, 29 de julho, às 19h30, no Theatro José de Alencar. Com naipe de cordas e solistas, esta apresentação é parte da série de concertos oficiais da OSUECE, que tem a direção do maestro Alfredo Barros. O acesso é gratuito.

O solista Francisco Sousa apresenta o “Concerto para Fagote e Cordas em Mi menor, RV 484”, de Vivaldi, e o jovem compositor e bandolinista Pedro Madeira interpreta sua “Suite Família”, obra inédita que terá sua estreia neste concerto.

O concerto desta terça será marcado também pela estreia da orquestra de base do projeto, a OSUECE B, um grupo de jovens e adolescentes em fase inicial de formação, que apresenta-se nesta terça sob a regência de Rélmerson Lima.

Pedro Madeira, compositor e bandolinista

Pedro Madeira, fortalezense, 25 anos, é compositor e multi-instrumentista, tendo o bandolim como principal instrumento. Músico profissional há 7 anos, é aluno do Bacharelado em Composição Musical (5° semestre) na UECE, onde participa como bolsista do grupo de pesquisa de choro da universidade, e desenvolve um trabalho de pesquisa sobre o choro cearense.

“Suite Família”, que apresenta no concerto desta terça-feira, é uma obra de sua autoria arranjada para orquestra e regional de choro em três movimentos: um choro-maxixe, “Maxixe do Madeira”, dedicado a seu pai, um choro-canção, “Capricho para Sol Maior”, dedicado a sua esposa, e uma valsa, “Fátima”, dedicada a sua mãe.

Como compositor Pedro Madeira explora a mistura de influências diversas, bebendo na fonte do popular e do clássico. Mas afirma-se como autor de música brasileira e seus diversos ritmos, entre eles: o baião “Tremembé”, o choro “Parafuso Drink’s” (Parceria com Tarcísio Sardinha) e o choro-canção “Influência” (Parceria com Sardinha e Samuel Rocha).

Francisco Sousa, Fagotista

Francisco Sousa iniciou seus estudos musicais aos 13 anos tocando clarinete na Banda de Música do município de Redenção. Em 1995 fez parte da Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Ceará. Pouco tempo depois ingressou na Força Aérea Brasileira e fez vários cursos na aérea de música na Escola de Especialistas de Aeronáutica. Em 2003 começou a estudar fagote e participou de vários festivais de música, estudando com grandes fagotistas nacionais e internacionais, como Fabio Cury, Heleno Feitosa, Ronaldo Pacheco, Andréa Bressan e Thea Nicole Groth. Atualmente é fagotista do Quinteto Alberto Nepomuceno, da Banda Sinfônica da Base Aérea de Fortaleza e da Orquestra Sinfônica da UECE (OSUECE).

OSUECE

A OSUECE teve seu início em agosto de 2009. Tem no repertório um variado conjunto de obras de compositores brasileiros em geral, com destaque especial para jovens compositores cearenses que desenvolvem atividade composicional no Bacharelado em Composição da UECE, arranjos e adaptações de grandes obras populares, além de obras do repertório tradicional sinfônico.

A orquestra é formada por 65 integrantes distribuídos nos naipes das madeiras, metais, percussão e cordas. É dirigida artisticamente e regida por Alfredo Barros, maestro e compositor, doutor em Artes Musicais pela The University of Texas at Austin, EUA. Os músicos da OSUECE se reúnem quatro vezes por semana e participam de ensaios no Auditório do Curso de Música no Auditório Central da UECE, no Campus do Itaperi. Os ensaios acontecem às segundas e quintas-feiras das 18h às 20h, e às quarta e sextas-feiras, das 14h às 17h.

O projeto é uma ação tríplice de ensino, pesquisa e extensão que atua como um forte agente aglutinador de músicos de diferentes camadas sociais e alunos matriculados em cursos superiores da UECE. É, sobretudo, uma orquestra jovem que tem um compromisso de inclusão social e acadêmica. Abre perspectivas para a orientação e apoio àqueles estudantes de música que procuram uma oportunidade de ingressar na universidade.

Neste ano de 2014, a OSUECE entra em sua segunda etapa pedagógica de formação de músicos de orquestra, atendendo a vários jovens e adolescentes de diversas localidades do Ceará, todas as quintas-feiras, às 15h, gratuitamente, com aula de teoria, ensaio de orquestra e aulas em grupo.

Com menos de cinco anos de existência, a OSUECE é um projeto relativamente jovem, que tem chamado a atenção de músicos importantes, professores de festivais e regentes. Entre eles, o violista Carlos Boltes (chileno radicado nos EUA), que em julho de 2011 solou com a OSUECE o “Concerto para Viola e Orquestra” de G. P. Telemann; a cantora Marina de la Riva, que em janeiro de 2012 apresentou-se com a OSUECE em Fortaleza, tendo mencionado de forma muito elogiosa o trabalho do jovens músicos da orquestra. A OSUECE apresentou-se no lançamento do Plano de Cultura do Estado do Ceará e no concerto de abertura do IX Festival Música na Ibiapaba 2012, com grande êxito.

SERVIÇO

Orquestra Sinfônica da UECE – Série Concertos Oficiais – Dia 29 de julho (terça-feira), às 19h30, no Theatro José de Alencar (Acesso pela rua Liberato Barroso, 525, Centro). Apresentação do naipe de cordas e solistas da OSUECE interpretando Guerra-Peixe, Alberto Nepomuceno, Vivaldi e Pedro Madeira, e estreia da OSUECE B, grupo de base do projeto. Livre. Grátis. Tel: (85)3101.2583.

Fonte: Degagé – Assessoria de Imprensa da OSUECE