SindUece e Associação do bairro Serrinha lançam campanha contra a Covid-19

13 de maio de 2020 - 12:09

Nesse momento de pandemia, é fundamental o cuidado com as famílias que vivem na periferia de Fortaleza

O Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Ceará (SindUece) iniciou no dia 1º de maio, junto à Associação dos Moradores do Bairro da Serrinha (Amorbase), a campanha “SindUece abraça a Serrinha”, em favor das famílias em situação de vulnerabilidade social que moram no entorno do campus Itaperi, na regional IV. A ação é parte da programação do Dia do Trabalhador, data  que foram distribuídas 80 cestas básicas, além de outras 40 distribuídas no Dia das Mães.

Para Franciane Lima Leite, uma das diretoras da Amorbase, as famílias da Serrinha necessitam dessa campanha por vivenciarem situações desafiadoras.

Além de alimentos, foi entregue um conjunto de atividades lúdicas para educação infantil com cartilha e lápis de cor no intuito de ampliar a programação das crianças nesse período de isolamento. De cunho pedagógico, a cartilha contem imagens de mulheres negras, líderes representativas do movimento étnico racial no Brasil, a exemplo de: Dandara, Luiza Mahin, Tereza de Benguela, Ângela Davis e Marielle Franco.

A campanha realizou ainda intervenções visuais com a colagem de lambes no bairro e a circulação de mensagem em carro de som, ambos ressaltavam medidas educativas para o enfrentamento ao coronavírus.

A parceria é uma iniciativa do SindUece por compreender que, nesse momento de pandemia, é fundamental o cuidado com as famílias que vivem na periferia de Fortaleza. De acordo com a presidente do SindUece, Sandra Gadelha, há uma indicação da Associação Nacional de Docentes do Ensino Superior (ANDES/SN), para que seja estimulado o cultivo à solidariedade.

A campanha conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/Uece) e parceria dos projetos de extensão Educom, coordenado pela professora Catarina Tereza Oliveira, e Comunidade Universitária em Ação, coordenado pela professora Rocineide Ferreira.

No próximo mês de junho acontecerão novas ações. Pool Almeida, presidente da Amorbase, e Sandra Gadelha, presidente do SindUece, convidam a comunidade universitária a participar. Para informações sobre as doações: catarina.oliveira@uece.br (Profa. Catarina Tereza Oliveira – Coordenadora de Interação Sociocultural (CIS/Proex/Uece).