Simpósio Nação, Literatura e Experiências Transcontinentais abre inscrições

30 de julho de 2015 - 15:06

Estão abertas até o dia 7 de agosto as inscrições para o “Simpósio Internacional Nação, Literatura e Experiências Transcontinentais”, que será realizado nos dias 19 e 20 de agosto, no Campus do Itaperi, pelo Observatório das Nacionalidades, da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O evento faz parte das comemorações dos 40 anos da Uece.

A grande atração do Simpósio, segundo a coordenadora geral do evento, professora Mônica Martins, será a presença de uma das mais notáveis personalidades acadêmicas na área da Ciência Política e das Relações Internacionais, Benedict Anderson.

Na manhã do dia 19, Anderson proferirá a conferência de abertura do evento que contará ainda com dois debatedores: Marco Antonio Pamplona, professor do curso de História da Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e Luís Cláudio Villafañe, historiador, diplomata e pesquisador associado do Instituto Rio Branco.

Após uma apresentação artística dirigida pelo escritor e professor da Uece, Oswald Barroso, o professor Anderson lançará seu livro, “Sob três bandeiras: anarquismo e imaginação anticolonial, publicado pela Editora da Uece (EdUECE) e Unicamp.

No restante da programação os participantes poderão assistir a uma mesa redonda sobre as nacionalidades argentina e brasileira, roda de conversa, além de debates com outros intelectuais renomados do país.

Os interessados em participar deverão realizar inscrição do site do evento. No período de 8 a 18 de agosto ainda serão recebidas inscrições, mas será cobrado um acréscimo sobre o valor. Os participantes que obtiverem frequência integral terão direito a certificado.

Mais informações no site do evento ou pelo telefone: 3101-9908.