Show musical e tecnologia marcam abertura da Feira do Conhecimento

31 de outubro de 2017 - 13:12 #

Aberta oficialmente pelo titular da Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), Inácio Arruda, na noite da última quinta-feira, 26 de outubro, a Feira do Conhecimento, que aconteceu no Centro de Eventos do Ceará. Na abertura do evento, os visitantes puderam assistir a um filme que contou, com imagens impressionantes, a evolução da humanidade e o avanço da Tecnologia, desde o big bang até os dias de hoje.

alt

Em seguida houve uma apresentação musical nada convencional, idealizada e conduzida pelo Maestro Poty Fontenelle, professor do curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE), misturando sons e instrumentos para aguçar o sentido da plateia e mostrar que a Ciência também está presente na Arte e a Arte na Ciência. A criatividade, o uso da tecnologia e o regionalismo fizeram parte da apresentação, que contou com a participação de diversos músicos no palco e em meio aos visitantes da feira.

alt

O secretário, Inácio Arruda, enfatizou que toda essa performance tinha o objetivo de reforçar que o Ceará é um celeiro de Ciência. O que é produzido no sertão brabo, o conhecimento que se materializa dentro dos muros das universidades e de outras instituições: tudo isso é feito e precisa chegar à população. Por isso resolvemos realizar a Feira do Conhecimento.

Inácio Arruda destacou que a feira já é um marco para o Ceará e a ideia é que ela se repita nos próximos anos. Não há mudança significativa no futuro sem a Ciência, e essa é a responsabilidade de um governo que olha em diante, tanto que já visualiza o Ceará em 2050, disse o secretário, referindo-se ao projeto Ceará 2050, plano estadual com estratégias de desenvolvimento econômico em longo prazo, incluindo Ciência & Tecnologia nesse desafio.

alt

Em sua fala reitor da UECE, Jackson Sampaio, destacou, que a universidade vem se destacando cada vez mais no cenário nacional e que aquele dia, especialmente, poderia representar a trajetória dos gestores públicos: cedo foi a um Seminário da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), para participar de um treinamento que a Uece apóia; em seguida foi ao campus Itaperi para conferir a Feira das Profissões, onde mais de 3 mil alunos do Ensino Médio público compareceram para conhecer o que a Universidade forma; após o almoço compareceu ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) para selecionar aquele que será seu novo orientando de Doutorado a partir de 2018; depois foi visitar duas grandes séries de painéis para conhecer e avaliar trabalhos de estudantes de iniciação científica e de iniciação a docência; então, naquele momento, na abertura da Feira do Conhecimento, dava um passo para o futuro e contemplava a diversidade, a riqueza e a ousadia da inovação tecnológica produzida pelas instituições cearenses.

Usaram também da palavra na abertura da Feira de Conhecimentos, o secretário de Planejamento e Gestão, Maia Júnior, o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, e o deputado estadual, Carlos Felipe.

A Feira do Conhecimento Ciência Tecnologia Inovação e Negócios foi encerrada no último domingo, 29, tendo possibilitado vasta programação inteiramente gratuita nas áreas de robótica, games, empreendedorismo, educação, tecnologia da informação e inclusão digital, dentre outros temas. O evento é uma promoção do Governo do Ceará, por meio da SECITECE.