Sessão do Projeto Cinema e Revolução, da ProPGeo, será quinta, dia 27

25 de fevereiro de 2014 - 13:29

alt

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (ProPGeo), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), realizará quinta-feira, dia 27, às 14h, no Auditório do ProPGeo, mais uma sessão do projeto Cinema & Revolução, que chega ao seu segundo ano de existência. O filme apresentado será “A saída dos trabalhadores da fábrica”, do diretor alemão Harun Farocki, e terá como debatedor o cineasta cearense Alexandre Veras. A entrada é gratuita

O professor Meneleu Neto, do ProPGeo, e responsável pela iniciativa, diz que o projeto foi contemplado pelo Edital das Artes, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT), em 2012, para ser executado durante 2013 e 2014.

As sessões de cinema acontecem todos os meses, sempre com o mesmo formato: exibição do filme seguido de debate. Ao final do projeto, será lançado um livro, com artigos dos debatedores, que são em sua maioria professores da UECE.

Nascido na República Checa quando era anexada à Alemanha, Farocki é professor de Mídia e Cultura na Universidade de Amsterdam, tem mais de 90 filmes, a sua maioria documentários experimentais.

A partir de um dos primeiros filmes dos irmãos Lumière, considerados os pais do cinema, Farocki faz uma montagem com cenas produzidas ao longo de 100 anos de história do cinema em que contém variações do motivo “A saída dos operários da fábrica”, extraindo assim, imagens e reflexões sobre a iconografia, a economia da sociedade de trabalho, e também sobre o próprio cinema.

Projeto Cinema e Revolução

“A saída dos operários da fábrica”, de Harun Farocki