Série Concertos da OSUECE apresenta Grupo Doce de Flautas

4 de outubro de 2013 - 15:50

“Game Over” é o concerto que o Grupo Doce de Flautas da Universidade Estadual do Ceará (UECE)  apresenta domingo, dia 6 de outubro, às 17 horas, no Foyer do Theatro José de Alencar. A programação é parte da Série Concertos de Câmara da Orquestra Sinfônica da UECE (OSUECE), que tem a direção artística do Maestro Alfredo Barros. A entrada é gratuita.

O Grupo Doce de Flautas interpretará temas consagrados da história da Game Music, como Mário e Angry Birds, entre outros. As peças têm arranjos de Giulyo Barbosa, pesquisador de game music. Será também a prévia especial de alguns dos temas que estarão na suíte em homenagem à série Zelda, como aperitivo para o Zelda Day Fortaleza, que acontecerá no dia 10 de novembro.

O Grupo de Flautas Doce da UECE constitui-se em um dos projetos mais atuantes na história do Curso de Música da Universidade. Fundado em 1981, ele funcionou como projeto de extensão e passou por diversas transformações e coordenações. Desde 2009, o grupo desenvolve um trabalho com regularidade de ensaios e permanência de integrantes, sob orientação da professora Luciana Gifoni. Desde 2012, o projeto conta com bolsas de iniciação artística da UECE, contemplando boa parte dos flautistas do grupo, que passou a se chamarDoce de Flautas.

A atividade do grupo Doce de Flautas se expressa pelo repertório artístico de qualidade e diversificado, centralizado na família da flauta doce: sopranino, soprano, contralto, tenor e baixo.

Os encontros e ensaios semanais, bem como as apresentações públicas, proporcionam ao aluno de graduação em Música uma experiência de fazer musical coletivo, que estimula a sensibilização e aprimoramento da performance e da técnica do instrumento.

Trabalham-se aspectos como respiração, afinação, postura corporal, controle da dinâmica e compreensão do fraseado musical, para citar alguns. Com o espírito de colaboração participativa, o grupo Doce de Flautas incentiva as trocas de saberes entre alunos e orientadora, tornando o trabalho de transmissão e recriação musical uma atividade prazerosa, sociabilizante, educativa e criadora.

SERVIÇO

Grupo Doce de Flauta na Série Concertos de Câmara da OSUECE – Domingo (06 outubro), às 17 horas no Salão Nobre (altos do Foyer) do Theatro José de Alencar.  Grátis.