Senador Randolfe Rodrigues fecha Semana Universitária com brilhante conferência

24 de novembro de 2012 - 01:42 #

Com o tema “Ética na Política”, o Senador Randolfe Rodrigues (Psol – Amapá) ministrou palestra, na manhã desta sexta-feira (23/11), no auditório central, no Campus do Itaperi, encerrando a XVII Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O Reitor Jackson Sampaio presidiu a solenidade e fez a apresentação do Senador. Antes da Conferência do senador Randolfe Rodrigues, houve a apresentação da Orquestra de Sopro da UECE, regida pela maestrina Inez Martins, que fez a plateia delirar com as músicas Blue Moom, Lígia, de Tom Jobim, e um pout-pourri de baião em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga.

Na ocasião, o Reitor Jackson Sampaio pediu o microfone para falar do dia da Música, comemorado ontem, quinta-feira (22/11), e da homenagem que a Câmara Municipal de Fortaleza (CMF) prestou ao Curso de Música da UECE, com a outorga da Medalha Lauro Maia. Na próxima semana, Jackson Sampaio fará a entrega da placa à coordenação do Curso de Música. O reitor divulgou, na ocasião, a data da XVIII Semana Universitária, que acontecerá de 25 a 29 de novembro de 2013.

A XVII Semana Universitária teve inicio no dia de (22/11), com a conferência da professora africana da Guiné Bissau, Maria Odete da Costa Soares Semedo (Doutora em Letras / Literaturas de Língua Portuguesa), que falou sobre o tema “Na Língua Lusa, na Língua Crioula, como falar de amor”.

Neste ano, o número de trabalhos inscritos alcançou a marca de 3.568, superando todas as expectativas. Os trabalhos apresentados durante a XVII Semana Universitária são das áreas de Tecnologia, Cultura, Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Lingüística, Letras e Artes. Este é maior evento científico que a UECE promove anualmente, desde 1996.

A Mesa Redonda com o Tema Central do evento “Informação e Tecnologia para Sustentabilidade: os desafios da universidade” aconteceu na última quarta-feira (21/11), com a participação dos relatores Jacques Demajorovic (Fundação Educacional Inaciana/SP); Jannete Brunstein (Mackenzie) e Gemmele Oliveira Santos (IFCE).

A programação contou com 16 eventos: XXI Encontro de Iniciação Científica, XVIII Encontro de Pesquisadores, III Encontro Estágio de Docência, XIV Encontro de Monitoria Acadêmica, III  Encontro de Iniciação a Docência, XI Encontro de Grupos PET, XIV Encontro de Iniciação Artística, XIV Encontro do Programa de Educação Tutorial – PET/MEC, III Encontro do Programa de Educação pelo Trabalho – PET/SAÚDE, XIX Semana da Música, IV Prêmio UECE de Música, XI Encontro de Comitês de Ética, I Concurso de Monografias de Especialização da UECE, II Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio, III Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, IV Mostra de Extensão da UECE e I Semana da Contabilidade.

No final da manhã, desta sexta-feira (23/11), ocorreu a solenidade de premiação dos trabalhos científicos. Os alunos que tiraram primeiro e segundo lugares ganharam certificados de premiação e a seus orientadores coube menção honrosa.

A solenidade contou com as presenças dos Pró-Reitores, da Chefe de Gabinete, dos Diretores de Centros e Faculdades, Coordenadores de Cursos de Graduação e Pós-Graduação, Professores da UECE, Professores visitantes de outras IES do país,  estudantes, servidores e convidados.