Seminário mostra como as Universidades podem se beneficiar de apoio financeiro da União Européia

30 de janeiro de 2009 - 19:57 #

 

Maior divulgação junto às instituições de Ensino Superior do Ceará foi o motivo da participação dos dois professores Paulo César Gonçalves Egler e Angel Landabaso, conferencistas do Seminário de Cooperação Internacional promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), realizado nesta quinta e sexta-feira, 30. Prof. Egler disse que a informação é fundamental para esse projeto de cooperação. Na sua conferência de encerramento, ensinou todos os passos para que as universidades se beneficiem do “7o Programa Quadro de P&D da Comissão Européia”. A União Européia (UE), que instituiu o programa, responde também pelo financiamento dos projetos.
Durante o Seminário de Cooperação Internacional, o prof. Angel Landabaso disse que o Programa visa desenvolver a pesquisa colaborativa entre os integrantes do bloco e outros países, em especial, aqueles com os quais mantém acordos de cooperação bilateral, como o Brasil, a Rússia e a Índia. O encontro reuniu participantes de universidades públicas e privadas, de instituições de fomento científico e do governo para viabilizar o acesso ao Programa P&D e  a obtenção de parcerias, a partir do reconhecimento da importância das cooperações internacionais e das relações bilaterais.
Os conferencistas convidados são especialistas no tema. O Prof. Dr. Paulo César Gonçalves Egler é Coordenador do Projeto BB Bice/ Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração – CEAG é da Universidade de Brasilia – UNB  e o Dr. Angel Landabaso é representante da DG Pesquisa da Comissão Européia no Brasil. Realizado no Auditório Paulo Petrola da UECE, no Campus do Itaperi, o evento contou com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), do I Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT/PROPLAN/UECE e do Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC.
O “7o Programa Quadro de P&D da Comissão Européia” contou ainda com a presença de convidados das instituições que compõem o sistema SECITECE e outras, na condição de pesquisador que desenvolve estudos em torno dos temas contemplados pelo Programa como Saúde, Alimentação, Agricultura e Biotecnologias, Tecnologias da informação e das Comunicações, Nanociências, Nanotecnologias, Materiais e Novas Tecnologias de Produção Energia, Ambiente (incluindo as alterações climáticas), Transportes (incluindo a aeronáutica), Ciências Socioeconômicas e Ciências Humanas, Segurança e Espaço.
A solenidade de abertura do Seminário foi presidida pela Secretária Adjunta da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), Teresa  Lenice Mota. Contou com a participação do Vice-Reitor da UECE, prof. Antônio de Oliveira Gomes Neto, no exercício da Reitoria, da Coordenadora de Ensino Superior da SECITECE, profa. Socorro Osterne, Chefe de Gabinte, prof. Antônio Pádua Valença, da Pró-Reitora de Extensão da UECE, profa. Celina Magalhães Ellery, dos Pró-Reitores de Políticas Estudantis, de Planejamento, de Pós-Graduação e Pesquisa, de Graduação, Diretores de Centros, Coordenadores de Cursos de Mestrados, professores, alunos e servidores.

Apresentação

Ferramenta para a elaboração de propostas do FP7

O 7° Programa Quadro de P+D da União Européia