Seminário de Resíduos Químicos debate melhoria da qualidade ambiental

4 de janeiro de 2010 - 15:54 #

O I Seminário de Gerenciamento de Resíduos Químicos em Instituições de Ensino e Pesquisa reúne durante todo o dia desta quarta-feira (06/01), estudantes de graduação, pós-graduação, gestores e usuários de laboratórios da Universidade Estadual do Ceará (UECE), de outras universidades e de representantes de setores que trabalham com o meio ambiente. A fixação e determinação de políticas e diretrizes para gestão de resíduos químicos serão amplamente discutidas, na academia.  Para debater o assunto, foi convidada a Profa. Patrícia Fernandes Lootens Machado, da Universidade de Brasília (UnB), com doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais. A programação do evento inclui ainda a palestra sobre o tema “O Gerenciamento de resíduos químicos em instituições de ensino e pesquisa”, ministrada também pela profa. Patrícia.

Promovido pela Reitoria da Universidade Estadual do Ceará, o seminário que é organizado pela Comissão de Gerenciamento de Resíduos Químicos da UECE, acontecerá no Auditório Paulo Petrola da Reitoria, no Campus do Itaperi. O evento será aberto às 10h, em solenidade presidida da pelo Vice-Reitor da UECE, Prof. Antônio de Oliveira Gomes Neto, e logo em seguida, a professora Patrícia Lootens fará a sua conferência, que tem como moderadora a dra. Nadja Vasconcelos (Profa. do Curso de Química e Presidente da Comissão de Resíduos Químicos da UECE).

O I Seminário de Gerenciamento de Resíduos Químicos em Instituições de Ensino e Pesquisa pretende reunir o público comprometido com esse novo paradigma de reflexão e atitudes coletivas para melhoria da qualidade ambiental. A Comissão de Gerenciamento de Resíduos Químicos da UECE foi criada com a missão de conscientizar e incentivar a comunidade para o surgimento de uma nova visão e comportamento relativos aos problemas ambientais, através da reciclagem, reaproveitamento e, principalmente, minimização do volume de resíduos químicos gerados nos laboratórios de ensino e pesquisa dos campi.

A professora Patrícia Fernandes Lootens Machado é graduada em Química pela Universidade Federal do Ceará, mestre e doutora em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente da UnB desenvolve pesquisas em ensino de química, educação ambiental, resíduos/rejeitos químicos, passivo ambiental, segurança em laboratório, material de ensino e formação de professores.

Na área de segurança e gerenciamento de resíduos, tem exercido várias atividades como a implementação do Programa de Segurança e Gerenciamento de Resíduos Químicos dos Laboratórios de Graduação do IQ/UnB; Comissão de Segurança do Instituto de Química; Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Químicos no Campus Universitário Darcy Ribeiro; Normatização da Guarda e Destinação dos Resíduos Químicos da UnB; Criação da Unidade de Tratamento, Recuperação e Destinação Final de Resíduos Químicos Gerados na UnB. É Membro da Comissão para definir políticas de segurança e de gerenciamento do almoxarifado do Instituto de Química da UnB.

Informações e contatos: Laboratório de Química Analítica e Química Ambiental (LAQAM): 3101.9921. nadja@uece.br
Laboratório de Eletroquímica e Corrosão Microbiana (LECOM): 3101.9921. lecom@uece.br
FAVET: 3101.9833. coordvet@uece.br