Seminário de Língua e Cultura Húngara ocorre nos dias 29 e 30 de outubro na Uece

25 de outubro de 2018 - 18:38

Será realizado, nos dias 29 e 30 de outubro, na Universidade Estadual do Ceará (Uece), o Seminário de Língua e Cultura Húngara. O evento acontece em dois momentos: no dia (29), às 9h, ocorre na Sala dos Órgãos de Deliberação Coletiva (SODC), campus Itaperi, e dia (30), às 10h, no campus Fátima. O evento contará com palestras do reitor da Universidade Eötvös Lorànd (Hungria), Prof. Dr. László Borhy do conselheiro-mor da Congregação de Reitores Húngaros e de professores e poetas. A solenidade de abertura do evento será presidida pelo reitor da Uece, Prof. Dr. Jackson Sampaio

A decretação de ponto facultativo para o dia 29/10 não vai prejudicar a realização do evento, que continua mantido apesar da determinação. Uma comitiva da Hungria virá especialmente para realizar o seminário, que contará com palestras, exibição de filmes e apresentações culturais de música e poesia.

O evento é mais um dos frutos originados da parceria entre a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a universidade húngara Eötvös Lorànd, que celebraram um Acordo de Cooperação Internacional em 2015.  A comitiva húngara vem especialmente para participar do encontro e é composta pelo reitor da Universidade Eötvös Lorànd, Prof. Dr. László Borhy, que palestrará sobre o tema “Latinidade na Hungria – A história da Pannonia na época romana”. Além dele, também integra o grupo o Dr. Zoltán Dubéczi, conselheiro-mor da Congregação de Reitores Húngaros, que falará sobre o sistema do ensino superior da Hungria, suas perspectivas e desafios. A Sra. Gabriella Szemerey, diretora da Fundação Pallas Athenae Domus Animae também integra o grupo visitante, além de professores, poetas e cantores.

A história, a poesia e a música húngaras também serão destaques nos temas das palestras “Divagações sobre a origem dos húngaros: hunos, turcos ou fino-ugóricos”, a ser ministrada pelo Prof. Dr. Ferenc Pál; “Húngaro ou magiar? – etimologias e genealogias míticas dum povo”, apresentada pelo Prof. Dr. Bálint Urbán; e “Performatividade e poesia na literatura húngara contemporânea”, tema a ser tratado pelo Dr. Dániel Levente Pál.

O Seminário terá uma variedade de atividades que serão distribuídas entre os dias 29 e 30 de outubro. Na segunda-feira, 29/10, as palestras acontecerão na Sala dos Órgãos de Deliberação Coletiva, no campus Itaperi, com os mais diversos temas envolvendo, dentre outros, o sistema de ensino superior da Hungria e também questões literárias e culturais do país, e encerrando com apresentações de canções folclóricas húngaras. Já na terça-feira, 30/10, no miniauditório, campus Fátima, Centro de Humanidades (CH/Uece), ocorrerão as atividades culturais, com a exibição de filmes e um workshop sobre poesia e música húngaras. O CH fica localizado na Avenida Luciano Carneiro, 345 – Bairro Fátima.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do e-mail hungarouece@gmail.com até o dia do evento. Os participantes terão direito a certificado.

A programação completa do evento poderá ser consultada através do link https://www.uece.br/ecint/index.php/downloads/doc_view/2122-?tmpl=component&format=raw

Seminário de Língua e Cultura Húngara: palestras, filmes, música e poesia

Quando e onde: Dia 29/10/2018, de 09h às 12h, Sala dos Órgãos de Deliberação Coletiva (SODC), campus Itaperi;

Dia 30/10/2018, de 10h às 12h, no Miniauditório – Campus Fátima – Centro de Humanidades.

Inscrições: através do e-mail hungarouece@gmail.com, até o dia do evento. É gratuito e garante certificado.

Mais informações: através do e-mail hungarouece@gmail.com e pelo telefone (85) 3101.9659