Seminário de Cooperação Internacional

27 de janeiro de 2009 - 19:32 #

 

7º Programa Quadro de P&D da Comissão Européia

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE) realizou nos dias 29 e 30 de janeiro, um  Seminário de Cooperação Internacional sobre o “7o Programa Quadro de P&D da Comissão Européia”, através do Escritório de Cooperação Internacional da Universidade Estadual do Ceará – ECInt/UECE. O Seminário acontecerá no Auditório Paulo Petrola, na UECE (Av.Paranjana, 1700 – Campus do Itaperi), no horário das 9h às 13h.
O evento contará com a participação dos especialistas Prof. Dr. Paulo César Gonçalves Egler, Coordenador do Projeto BB Bice/ Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração – CEAG, Universidade de Brasilia – UNB  e o Dr. Angel Landabaso, representante da DG Pesquisa da Comissão Européia no Brasil. O Seminário conta ainda com o apoio do I Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT/PROPLAN/UECE e do Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC.
O Programa Quadro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Comissão Européia constitui uma iniciativa da União Européia (UE) que visa desenvolver a pesquisa colaborativa entre os integrantes do bloco e outros países, em especial, aqueles com os quais mantém acordos de cooperação bilateral, como o Brasil, a Rússia e a Índia.
O objetivo do encontro é promover uma maior divulgação do Programa Quadro – 7a edição – no Estado do Ceará, com a participação das universidades, instituições de fomento científico e do governo para viabilizar o acesso ao Programa e  a obtenção de parcerias, a partir do reconhecimento da importância das cooperações internacionais e das relações bilaterais.
Assim, convidamos as instituições que compõem o sistema SECITECE e outras para participar do evento, na condição de pesquisador que desenvolve estudos em torno dos temas contemplados pelo Programa, a saber: Saúde, Alimentação, Agricultura e Biotecnologias, Tecnologias da informação e das Comunicações, Nanociências, Nanotecnologias, Materiais e Novas Tecnologias de Produção Energia, Ambiente (incluindo as alterações climáticas), Transportes (incluindo a aeronáutica), Ciências Socioeconômicas e Ciências Humanas, Segurança e Espaço.
Solicitamos a confirmação da presença pelos telefones 3101.9655/54, com Eufrásia Arrais ou Rachel Macêdo.