Seminário de Articulação reivindica autonomia e investimentos para a UECE

8 de abril de 2015 - 13:05 #

Durante toda a segunda-feira, o secretário Inácio Arruda e o reitor Jackson Sampaio dialogaram com a comunidade acadêmica sobre ações e desafios para a universidade e visitou setores de ensino e pesquisa.

alt

“As universidades estaduais não podem ser vistas como despesas, mas sim como investimento”, afirmou o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, durante Seminário de Articulação promovido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), nesta segunda-feira (06.04). O objetivo foi apresentar o quadro atual da instituição, destacando sua estrutura e complexidade. “Esta compreensão tem que ser mudada”, disse Inácio Arruda, explicando que a universidade, além de ser uma estrutura pública, tem a capacidade de produzir conhecimento e formar cidadãos. “Então seus custos têm que ser vistos como um gasto diferenciado”.

alt

O Seminário de Articulação Uece/Secitece, aconteceu no auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi e reuniu pró-reitores, diretores de Centros, Faculdades e Institutos, coordenadores de cursos de graduação e de pós-graduação e representantes das entidades dos professores, dos estudantes e dos funcionários. O evento foi aberto pelo reitor Jackson Sampaio, fazendo uma explanação sobre a situação atual da UECE, que conta hoje com três campi em Fortaleza e oito campi no interior do Estado, com 18.499 alunos, distribuídos nos seus 78 cursos de graduação, além de 1.645 alunos, distribuídos nos seus 36 cursos de mestrado e doutorado.

Depois foi a vez dos representantes do DCE, Sinduece e Sinsesc, que reivindicaram entre outros pontos uma política estadual de assistência estudantil, mais recursos para a instituição, melhoria da estrutura física dos campi do interior, a realização de concurso público para professores e servidores, o plano de cargos e carreiras para os servidores, além de lei que regulamente a autonomia das universidades estaduais e regularize a política de financiamento da educação superior.

Participaram também do seminário o secretário Adjunto da Secitece, Francisco Carvalho, o Secretário Executivo, Gilvan Paiva, a administração superior e intemediária da UECE, professores, servidores e alunos da instituição.

Mais autonomia

Inácio lembrou que o governador Camilo Santana assumiu o compromisso de realizar o concurso público para professores e servidores, cujo processo já foi encaminhado. Defendeu uma maior autonomia para as universidades públicas. “É uma insanidade, um prejuízo para o cofre estadual, toda vez que surgir uma vaga de professor ou servidor, por motivo de morte, abandono de trabalho ou aposentadoria, o governo do Estado ter que abrir um concurso público. Esta vaga não é nova, é apenas uma reposição. Então o próprio reitor poderá convocar o concurso. É assim que vamos garantir maior autonomia”.

Inácio agradeceu a oportunidade de poder dialogar com a comunidade acadêmica, disse que o Ceará tem um governador que tem disponibilidade para dialogar e que sabe ouvir. “Precisamos nos manter articulados, precisamos de muito diálogo, mas precisamos também ter resolutividade”, disse. “Vamos demonstrar para o governador Camilo a importância desta universidade para o estado do Ceará e depois garantir os meios para sua autonomia”.

No final do dia, o secretário Inácio Arruda acompanhado do Reitor, Jackson Sampaio visitou alguns setores da UECE, como a Biblioteca Central, o Biotério, que ainda está em construção, e Bloco do Curso de Música e a Secretaria de Apoio as Tecnologias Educacionais (SATE).

Propostas da FUNECE/UECE para o quadriênio 2015/2018