Seminário aprofundará conhecimento das dimensões políticas e econômicas do Ceará

27 de novembro de 2015 - 13:02

alt

Será realizado segunda, 30, e terça-feira, 1º de dezembro, na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc) e na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), o II Seminário Estado, Classes Sociais, Educação e Movimentos Sociais na Sociedade Contemporânea.

O evento foi produzido na disciplina Estado, Sociedade e Educação do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), a partir de demanda dos alunos, em continuidade ao I Seminário, realizado pela turma anterior da mesma disciplina.

O II Seminário tem como objetivo principal aprofundar conhecimentos acerca das dimensões políticas e econômicas do Estado, nos sentidos amplo e concreto da realidade brasileira, e, sua interface com a formação e educação na relação com a dominação e emancipação humana.

Os convidados foram definidos, democraticamente, no âmbito da disciplina ministrada pelo professor Ernandi Mendes e pela professora Solange Xerez. Participarão do evento os professores da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fábio Sobral e Luís Távora, que também é professor do MAIE; e as professoras da Uece, Raquel Dias e Catarina Oliveira; além do deputado estadual Renato Roseno e representantes dos movimentos sociais.

PROGRAMAÇÃO:

30/11/2015 Segunda-feira – Feclesc, Quixadá

ÏMANHÃ 8h
Palestra: “Estado e geopolítica internacional: primeiras aproximações.
Prof. Dr. Luís Távora (UFC e MAIE/UECE)
ÏTARDE 14h
Palestra: Estado e partidos políticos no Brasil, frente a crise econômica.
Deputado Renato Roseno
01/12/2015 Terça-feira – Fafidam, Limoeiro do Norte
ÏMANHÃ 8h
Palestra: “Estado e Revolução: as contribuições de Lênin”.
Profª Dra. Raquel Dias (UECE/CED).
ÏNOITE 19h
Palestra: “Economia, Classes Sociais e Estado no Brasil Atual”.
Prof. Dr. Fábio Sobral (UFC)

Com informações da Fafidam