Semana Universitária, um dos principais eventos científicos da UECE, será diferente em 2010

9 de novembro de 2009 - 15:30 #

XIV Semana Universitária da UECE, que tem como tema “Universidade, Estado e Sociedade” e um dos eventos científico mais marcante da Universidade Estadual do Ceará, foi aberta na manhã desta segunda-feira (09/11), no Auditório Central da UECE, no Campus do Itaperi, com 2.616 ações, divididas entre 2.505 trabalhos científicos inscritos (oral/pôster) e outras 111 atividades. A solenidade foi presidida pelo Reitor da UECE, Assis Araripe, que após ouvir a interpretação dos hinos do Brasil e do Ceará pela Camerata Contemporânea do Ceará, sob a regência do Prof. Dr. Alfredo Barros, anunciou a conferência de abertura proferida pelo deputado Roberto Cláudio Bezerra, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, que falou sobre o tema “O Papel da Universidade no Desenvolvimento do Estado do Ceará”.

O coordenador geral da Semana Universitária, Vice-Reitor da UECE, prof. Antônio de Oliveira Gomes Neto, em seu discurso falou da importância científica do evento e anunciou as comemorações dos 15 anos de Semana Universitária da UECE, em 2010, quando será realizada a sua décima quinta edição, já agendada para o período de 22 a 26 de novembro. Professor Gomes falou das outras 110 ações que fazem parte da programação da XIV Semana Universitária: seis conferências palestras, oito mesas redondas/painéis, dez mostras/exposições, quinze apresentações/oficinas musicais, 70 mini-cursos, sessão de premiação e lançamentos de livros e mais 11 atividades: Semana da Música, Semana do Livro e da Biblioteca, Semana Franco-Brasileira de Educação Superior, Encontro de Monitoria, Encontro de Grupos PET, Encontro de Iniciação a Docência, Encontro de Iniciação Artística, Encontro de Extensão, Encontro de Comitês de Ética, Encontro de Iniciação Científica e Encontro de Pesquisadores. Gomes chamou a atenção para o lançamento de 25 livros, produzidos pela Editora da UECE, às 17h de quinta-feira (12/11), como parte da programação do evento.

O Reitor Assis Araripe, em seu discurso, falou da manifestação realizada por um grupo de estudantes dizendo que as reivindicações por eles apresentadas são legítimas. Reafirmou que a Universidade é um espaço democrático. A solenidade contou com a presença da Coordenadora de Educação Superior da SECITECE, Profa. Socorro Osterne, que representou o Secretário René Barreira, do representante da Secretaria de Planejamento e Gestão, Mário Fracalossi, representantes da Secretaria de Cultura do Estado, prof. B. C. Neto, representante da FUNCAP, Rosângela Barreto, os Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa, Jackson Sampaio, de Planejamento, Vladimi Spinelli, de Extensão, Celina Ellery, de Graduação, Lineuda Murta, e representando a Pró-Reitoria de Políticas Estudantis, professora Noélia Alves, diretores de Centros e Faculdades, professores, pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior, estudantes e servidores.

O Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, prof. Jackson Sampaio, o criador da Semana Universitária e um dos principais coordenadores do evento, no final da solenidade, falou da importância do evento e anunciou que partir de 2010 será necessário profissionalizar a gestão da Semana Universitária da UECE. É este o compromisso do Magnífico Reitor Francisco de Assis Moura Araripe. Ela não admite mais ser projeto que entremeia o quotidiano da gestão acadêmica e suga tempo dos programas e da produção de ensino e de pesquisa. A festa universitária da UECE será, portanto, maior e melhor organizada na oportunidade da comemoração dos 15 anos da Semana Universitária da UECE, de 22 a 26 de novembro de 2010.

Dando continuidade a programação da XIV Semana Universitária da UECE, nessa terça-feira (10/11), o Campus do Itaperi, até 13 de novembro, será transformado  num pedacinho da França. Nesse período, a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) vai realizar a Semana Franco-Brasileira, com a exibição de filmes contemporâneos sobre a França.  Segundo a Pró-Reitora de Extensão, Celina Ellery, a iniciativa tem como objetivo “estimular o intercâmbio entre as instituições de ensino superior do Ceará e da França, bem como a mobilidade professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, divulgando os resultados de cooperação já efetivados”. Ela possibilitará à comunidade universitária e ao público em geral, uma visibilidade dos resultados da integração do Ceará com a França, com o resgate da produção e dos resultados obtidos em intercâmbios e estudos acadêmicos, ao mesmo tempo em que abre novas possibilidades de aproximação entre os dois países.

Na edição 2009 da Semana Universitária participam representantes de 43 Instituições, locais e de outros Estados como a USP, Universidade de Brasília (UNB) e outras, com 613 trabalhos inscritos. Depois da UECE, a Universidade de Fortaleza (UNIFOR) inscreveu o maior número de trabalhos científicos, 185, superando até a Universidade Federal do Ceará (UFC), que participa do evento com 115 trabalhos.  A palestra de encerramento será proferida pelo Prof. Dr. Carlos Guilherme Santos Mota, da Universidade Mackenzie, que vai falar sobre o tema “Problemas da História Contemporânea”.

A partir de 2010 será necessário profissionalizar a gestão da Semana Universitária da UECE. É este o compromisso do Magnífico Reitor Francisco de Assis Moura Araripe. Ela não admite mais ser projeto que entremeia o quotidiano da gestão acadêmica e suga tempo dos programas e da produção de ensino e de pesquisa. A festa universitária da UECE será, portanto, maior e melhor organizada na oportunidade da comemoração dos 15 anos da Semana Universitária da UECE, de 22 a 26 de novembro de 2010.

Contato: Vice-Reitor da UECE, Prof. Gomes Neto, Fone: 3101-9615