Semana Universitária o maior evento científico da UECE começa segunda-feira

6 de novembro de 2009 - 11:55

“Universidade, Estado e Sociedade” é o tema da XIV Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que será aberta na próxima segunda-feira, 09, prosseguindo até sexta-feira, 13 de novembro. O Deputado Estadual, Roberto Cláudio Bezerra, presidente da Comissão de Ciências e Tecnologia da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará fará a conferência de abertura do evento com o tema. “O Papel da Universidade no Desenvolvimento do Estado do Ceará”. A solenidade de abertura terá inicio às 9h, no Auditório Central, no Campus do Itaperi. O Reitor da UECE, Prof. Francisco de Assis Moura Araripe, preside a solenidade de abertura da Semana.

Ao longo de cinco dias, alunos e professores, tanto da UECE como de outras universidades e faculdades participam de mesas redondas, oficinas, painéis, mini-cursos, debates, exposições fotográficas e literárias e mais uma série de outras atividades. Na quinta-feira, 12 de novembro, serão lançados coletivamente mais de 25 livros, todos editados pela EdUECE (editora da UECE), segundo informa a coordenadora da Editora, Profa. Liduína Farias Almeida da Costa, que os autores são professores pesquisadores da UECE. Na mesma tarde, será lançado o selo memória da Universidade Estadual do Ceará.

Segundo o coordenador geral da semana, vice-reitor da UECE, Prof. Antônio de Oliveira Gomes Neto, disse que a comunidade acadêmica conta com uma semana dedicada ao conhecimento científico, com uma mostra da produção qualitativa de pesquisa dos professores e dos alunos. O prof. Gomes enfatizou que a cada ano o número de trabalhos apresentados cresce. Nesta XIV Semana estão inscritos 2.606 trabalhos, batendo um recorde na história dos seus 14 anos de existência.

A XIV Semana Universitária tem como objetivo despertar o espírito científico, bem como estimular a capacidade de pesquisa e de participação de professores e alunos da UECE e demais universidades, alunos da Rede Pública, além do sistema produtivo como um todo, em eventos dessa natureza. A programação da XIV Semana Universitária conta com 13 eventos: XVIII Encontro de Iniciação Científica, XV Encontro de Pesquisadores, XIII Encontro de Monitoria e Iniciação a Docência, XI Encontro de Grupos PET, XI Encontro de Iniciação Artística, V Encontro Universidade/, VIII Encontro de Comitês de Ética em Pesquisa e Biossegurança, I Encontro de Biblioteca e do Livro, Mostra da Editora da UECE, Mostra da Graduação, Mostra da Extensão, Semana Franco-Brasileira de Educação Superior, Mostra de Política Estudantil, Os Estudantes dos Campi do Interior e da Capital.

A conferência de encerramento do encontro acontecerá no dia 13 de novembro, na qual será proferida pelo Professor Pesquisador, Carlos Guilherme Mota, da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade de São Paulo (USP), que versará sobre o tema “Problemas do Pensamento Político no Brasil”. Em seguida haverá entrega da premiação dos melhores trabalhos apresentados pelos professores e alunos, que serão agraciados com menção honrosa. Os primeiros e segundos colocados receberão ainda como prêmio R$ 600,00 e R$ 300,00. Estão inscritos 2.505 trabalhos científicos, nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; e Lingüística, Letras e Artes. Este é maior evento científico que UECE promove anualmente. A Semana Universitária foi criada em 1996.