Semana Universitária em Videoconferência para as Faculdades do Interior

22 de novembro de 2013 - 21:32 #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) vai transmitir por meio de videoconferência para as Faculdades da UECE, localizadas nos municípios de Limoeiro do Norte, Itapipoca, Iguatú, Quixadá e Crateús, os principais eventos da 18ª Semana Universitária, que tem ínicio na próxima segunda-feira, 25 e prossegue até o dia 29 de novembro, sexta-feira.

A transmissão será da solenidade de abertura da semana, com a conferência do reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Antonio Rangel Guedes Júnior, sobre o tema Universidade, Autonomia e Desenvolvimento. No dia 27, quarta-feira, a transmissão consiste da mesa redonda, debatendo sobre o tema central do evento “Semana Universitária: 18 anos, Socialização do Ensino, da Pesquisa e da Extensão”, e na sexta-feira, 29, acontece à conferência de encerramento do encontro, a qual será proferida pelo senador cearense, José Pimentel, sobre tema “Plano Nacional de Educação e sua implicação nas universidades estaduais”.

A videoconferência refere-se a um sistema que permite o contacto visual e sonoro entre pessoas que estão em lugares diferentes. Esta interação é feita em tempo real. Existem vários sistemas de videoconferência que, além da transmissão simultânea de áudio e vídeo, facultam outros recursos de cooperação permitindo a partilha de dispositivos e materiais.

A UECE realizou com muito sucesso, o teste da videoconferência da reunião preparatória da 18ª Semana Universitária, com uma grande convocação de todos os membros da Comissão Organizadora do evento.