Semana do Meio Ambiente da UECE é comemorada com distribuição de mudas

1 de junho de 2009 - 14:29

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que ocorre no dia 5 de junho, a Universidade Estadual do Ceará –UECE- abre às 9h dessa terça-feira, 2, a Semana do Meio Ambiente, que se estenderá até a próxima sexta-feira, 5. A solenidade de abertura será presidida pelo Reitor da UECE, Francisco de Assis Moura Araripe, havendo na ocasião a distribuição de 200 mudas doadas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente – SEMACE. O evento acontecerá no Hall da Reitoria e o Reitor assinará uma portaria instituindo o Livro Tombo, onde ficará registrado o nome e endereço de quem adotar uma das 200 árvores, recebendo ainda, um Certificado de Adoção de Espécies Vegetais, expedido pela Pró-Reitoria de Extensão –PROEX.

Ainda como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente serão lançados dois livros: “Educação Ambiental e Sustentabilidade”, da Coleção Diálogos Intempestivos da Editora da Universidade Federal do Ceará (UFC), organizado por Kelma Socorro Alves Lopes de Matos (UFC) com vários artigos, entre eles o da Profa Lucia Helena Fonsêca Grangeiro da UECE; e “Aves do Sertão” de autoria dos professores István Major e Arlete Holanda, Edições Demócrito Rocha. Durante a solenidade será realizado o Plantio de mudas, no pátio da Reitoria, pelo Reitor Assis Araripe, pela Pró-Reitora de Extensão, profa. Celina Ellery e autoridades presentes.

Para encerrar a solenidade, o Coral do IBAMA fará algumas apresentações, cujo roteiro musical terá como tema a natureza, inclusive imitando o canto de vários pássaros. A programação artística prossegue com a encenação do Grupo de Teatro Caretas encenando a peça “Romeu e Julieta no tempo da dengua”, numa colaboração da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará – SESA. Para encerrar, o Grupo de Música da UECE se apresentará com um roteiro de músicas populares. Segundo a Pró-Reitora de Extensão, Celina Ellery, até a próxima sexta-feira, no horário de 8h às 10h, as atrações da Semana do Meio Ambiente da UECE prosseguem com várias atrações artísticas e distribuição de mudas, no Espaço Cultural da Universidade, nas imediações da Biblioteca Central do Campus do Itaperi.

Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 para marcar a abertura da Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano.