Semana de Integração envolve alunos e comunidade em atividade contra Aedes aegypti

31 de março de 2016 - 14:28

A ação “Saúde, Educação e Cuidado: todos contra o mosquito”, promovida pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Fortaleza, reuniu na última segunda-feira, 28, estudantes veteranos e novatos da Uece, além de membros de outras instituições públicas sediadas em terreno do Campus Itaperi, como o Posto de Saúde Dom Aloísio Lorscheider, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Cmes Projeto Nascente e Escola Estadual de Educação Profissional Leonel de Moura Brizola.

alt

As atividades tiveram início pela manhã com visita de funcionários do CAPS, educadores do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (NESMS) Regional IV, brigadistas e agentes de saúde às instituições envolvidas. O trabalho era conscientizar a comunidade sobre a importância dos cuidados no combate ao mosquito Aedes aegypti e esclarecer dúvidas sobre as doenças transmitidas pelo vetor.

alt

Às 15h, já no Campus Itaperi, com concentração no Espaço Cultural Patativa do Assaré, o grupo ganhou força com a participação de alunos da Uece e da Escola Leonel Brizola. O objetivo foi continuar a ação de conscientização, além de combater o mosquito a partir da coleta de possíveis criadouros de larvas, como copos descartáveis e tampinhas de garrafas. O grupo foi dividido para percorrer seis diferentes trilhas, visitando departamentos da Uece e recolhendo, em sacos plásticos, o lixo indevidamente largado no Campus.

alt

Além dos estudantes da Uece, compareceram também o reitor Jackson Sampaio, o vice-reitor Hidelbrando Soares, a pró-reitora de Graduação, Marcília Chagas Barreto, a coordenadora do Pró-Saúde da Uece, Glaucia Posso Lima, a vice- coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Josefa Lineuda da Costa Murta, os professores Maria Verônica Moraes Campello e Eddie Willian Santana e o prefeito do Campus, Sérgio Leitão.

alt

Para o gerente da Célula de Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Fortaleza, Nélio Morais, “a integração interinstitucional tem o objetivo claro de fortalecer o processo de controle vetorial, onde cada instituição é um ator principal de um processo de cidadania, que implica em direitos e deveres”.

alt

Como resultado a ação permitiu, além da integração dos alunos novatos e veteranos da Uece, a eliminação de centenas de focos do Aedes aegypti, maior conscientização de todos os envolvidos no combate diário ao mosquito e, consequentemente, das doenças dengue, chikungunya e zica.