Semana de Humanidades UECE / UFC discute relações nipo-brasileiras

30 de abril de 2010 - 12:13 #

A VII Semana de Humanidades UECE/UFC, uma parceria das duas Universidades que acontecerá de 4 a 7 de maio, nos Campi de Fátima do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Benfica da Universidade Federal do Ceará (UFC), será marcada também pelo II Encontro Brasil Japão, cuja programação se realizará no CH da UECE, na Avenida Luciano Carneiro, 345, no Bairro de Fátima, sendo que as comunicações orais ocorrerão no Campus do Benfica da UFC. A VII Semana de Humanidades, que terá como tema “Humanidades: fronteiras em movimento”, vai reunir mais de 2.000 participantes do Ceará e de outros Estados. A solenidade de abertura acontecerá no dia 4 de maio, às 18 horas, no Auditório José Albano CH/UFC, área I, no Campus do Benfica.

Segundo a professora Natália Marques, da comissão organizadora do II Encontro Brasil – Japão, um dos destaques desse evento é o tradutor-chefe da editora JBC, que fará palestra sobre tradução. O encontro vai oferecer uma programação bastante diversificada, abrindo assim um espaço para discutir os estudos japoneses no Ceará. Informa Natália, que a participação do público é gratuita. A única atividade em que o participante deverá pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 2,50 é na Oficina de Ikebana. O II Encontro Brasil – Japão é uma realização do curso de japonês do Núcleo de Línguas Estrangeiras da UECE e conta com o patrocínio da Fundação Japão e apoio da editora JBC e Ikebana Sanguetsu.

O Encontro promoverá minicursos, oficinas, palestras, mostras de filmes, mesa-redonda e ateliê temático. As atividades do encontro se iniciam na tarde do dia 4 de maio, com a apresentação de trabalhos acadêmicos sobre a cultura nipônica e o ensino do idioma japonês. As comunicações orais ocorrerão no Campus do Benfica da UFC. À noite, no Centro de Humanidades da UECE acontecerá a palestra “Cultura pop japonesa”, às 19h.

Dentro da programação, que se desenvolverá de quarta a sexta-feira, serão realizados minicursos sobre história do Japão e sistema de escrita chinês e japonês. Constam também no programa oficinas de Ikebana (arte floral japonesa) e origami (arte de dobrar papel). Além dessas atividades, será realizada a Mostra de Cinema Japonês e um dos destaques é a exibição do filme “Ran”, em comemoração ao centenário do cineasta Akira Kurosawa. “Ran” é baseado na obra “Rei Lear” de William Shakespeare.

Na quarta-feira à noite, será a palestra de Arnaldo Oka, tradutor-chefe da JBC. A editora publica mangás (histórias em quadrinhos japonesas), no Brasil. A palestra de Oka tem como tema a tradução de mangás e acontecerá às 18h30, no auditório do Centro de Humanidades da UECE. A programação prossegue na quinta-feira com a realização, às 16h, de mesa-redonda sobre os estudos japoneses no Ceará. A mesa tem como objetivo discutir as produções acadêmicas no Ceará relacionadas ao Japão. Haverá também, às 19h30, palestra sobre culinária japonesa, com Élcio Nagano, proprietário do restaurante Soho. O Encontro termina na sexta-feira, dia 7, com o Ateliê Temático “Nihon HitStyle: Música e Moda Japonesa” e apresentação do grupo de dança formado pelos alunos do curso.

Contatos: Natália Marques, professora de japonês da UECE 9633-4031
               Wadison Melo, professor de japonês da Uece 8825-0707