Semana de História da UECE traz dois temas polêmicos: “Marcos Históricos” e “Movimento Caldeirão”

1 de abril de 2009 - 15:07 #

A XIII Semana de História da UECE, que o Centro Acadêmico de História está realizando, nesta semana, reservou para hoje e amanhã (01 e 02/04) dois importantes temas: “Marcos Históricos” e  “Movimento Caldeirão”. O primeiro, “Marcos Históricos”, que acontece logo mais à noite, no Auditório Central da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no Campus do Itaperi, constará de palestra, seguida de debate, proferida pelo historiador e prof. da Universidade Federal do Ceará (UFC), Adauto Leitão, que tem pesquisa nessa área. A grande polêmica do tema consiste na mudança do Marco Histórico Fundador da cidade de Fortaleza, de Forte de Nossa Senhora da Assunção para Forte Santiago, o que acrescenta a data de fundação da cidade em mais de 160 anos, ou seja, Fortaleza ficaria com mais de 400 anos.

O segundo tema, cuja palestra despertará muito interesse, é  “Movimento Caldeirão”, que se realizará à noite, também, no Auditório Central do Campus do Itaperi. Três nomes célebres do meio cultural cearense vão expor sobre o assunto e debater em seguida: o cineasta Rosemberg Cariri, o professor e sociólogo Diatahy Bezerra de Menezes e o professor e sociólogo Régis Lopes. O sítio Baixa Dantas está sendo revitalizado e será transformado em ponto turístico da cidade do Crato, a 533 km de Fortaleza.

A XIII Semana de História da UECE reúne mais de 150 participantes, entre professores e alunos de graduação e pós-graduação, da UECE e de outras universidades cearenses. O evento teve como tema de abertura “Memórias de Patativa: História e Oralidade”, cuja palestra foi proferida pelos professores Oswald Barroso e Gilmar de Carvalho.