Semana de Geografia da FAFIDAM debate a Ciência Geográfica e as perspectivas profissionais

18 de fevereiro de 2009 - 13:11 #

A XI Semana de Geografia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), em Limoeiro do Norte, a 203 km de Fortaleza, reúne até esta quinta-feira (19/02), cerca de 200 participantes, na sede da FAFIDAM, para debater as diferentes questões relacionadas às transformações ocorridas no espaço geográfico nas suas diversas escalas. Um dos principais temas em discussão é o que fala das mudanças estruturais no mercado de trabalho o que leva a pensar na formação e atuação do profissional geógrafo.

Segundo o diretor da FAFIDAM, Hidelbrando dos Santos Soares, os temas do evento falam bem de perto do que a sociedade pouco conhece da Ciência Geográfica e qual o trabalho desempenhado pelos profissionais dessa área do conhecimento. Esse encontro vem preencher a falta de informação, o que faz o geógrafo perder espaço para outros profissionais, sobretudo para aqueles mais afeitos às tecnologias de geoinformação. Sobra ao Geógrafo, Licenciado ou Bacharel, o campo da educação, destaca Hidelbrando Soares.

Promovida pela FAFIDAM, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), a XI Semana de Geografia conta com a organização do Colegiado e Centro Acadêmico do Curso de Geografia daquela Faculdade. Dela participam professores e estudantes do Vale do Jaguaribe e de outras regiões do Ceará e de universidades de vários estados brasileiros, além de estudantes de escolas públicas e particulares de Ensino Médio e Fundamental. O evento vem despertando muito interesse, principalmente, por parte dos estudantes. Segundo eles, com o acirramento do processo de globalização ocorreram importantes transformações na organização do espaço geográfico. Reconhecem ainda que esse processo foi capaz de gerar novas espacialidades e redefinir o papel dos atores sociais que nelas interferem.

Diante desse quadro, novas questões de ordem epistemológica, metodológica e pedagógica se impõem à Ciência Geográfica e ao seu ensino o sentido de compreender a complexidade da relação sociedade-natureza e responder às novas demandas sócioespaciais, afirmam os estudantes. Com vários conferencistas de outras universidades, como da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), da URCA, da UVA, entre outras, a programação da XI Semana de Geografia consta de mesas redondas, mini-cursos, oficinas, apresentação de trabalhos, trabalho de campo, shows culturais e outras atividades.