Semana da Integração discutiu o tema ENEM SISU e COTAS

20 de agosto de 2013 - 17:27 #

O Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (UECE) abriu as comemorações da Semana da Integração, realizada no dia 12 de agosto, no Auditório Central, Campus do Itaperi. A Semana da Integração é um evento do calendário acadêmico da Universidade, que acontece no início das aulas de cada semestre letivo. Seu objetivo é recepcionar os alunos egressos do último vestibular e integrá-los à comunidade acadêmica.

Logo depois da apresentação do Quinteto de Metais, foi formada a mesa da solenidade de abertura da Semana da Integração, que neste semestre de 2013.2 tem como tema “ENEM, SISU e COTAS: possibilidades e implicações do processo de adesão. O Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Dr. Custódio Luís Silva de Almeida, proferiu a palestra de abertura, com o tema acima citado e teve como debatedor, o Prof. Dr. José Eudes Baima Bezerra, da UECE.

Para o Reitor Jackson Sampaio, é com muita alegria e felicidade que acolhemos nossos alunos. São dois grandes momentos, que a universidade sempre vive ao longo de um ano, quando recebe seus alunos e quando os forma. Ao longo dos 38 anos de existência, a UECE formou 58 mil profissionais, poderia ter formado muito mais, por esse motivo a Pró-Reitoria de Graduação criou o Programa de Acompanhamento ao Discente (PRADIS), para prevenir alongamentos dos cursos e evasão. Queremos que o aluno permaneça na instituição, o tempo que é lhe dado para concretização do seu curso, finalizou o reitor.

Segundo o Prof. Eudes Baima, o ENEM nasceu como instrumento de avaliação padronizada no contexto da reforma do estado dos anos de 1990, portanto no contexto de políticas de afastamento do estado de suas responsabilidades para com o serviço público.

– Conversão do ENEM em instrumento de ingresso no ensino superior foi acompanhado de uma mudança na própria natureza do exame? Um instrumento de avaliação padrão está adequado a se tornar exame de ingresso? São questões que devem ser debatidas.
– De qualquer forma, o ENEM não se converte em solução para a complexa problemática do ingresso na universidade, já que esta questão radica no problema do insuficiente financiamento público para este nível, na injustificável transferência de fundos públicos para o setor privado (PROUNI, FIES) e, como resultado, na insuficiente evolução do número de vagas para o ensino superior no Brasil.
– O SISU, da mesma forma, se representa um ganho nas possibilidades de ingresso e na mobilidade dos usuários do ensino superior, se ressente do fraco investimento em assistência estudantil que acaba por anular os ganhos prometidos pelo Sistema.
– Quanto às cotas, devem ser entendidas como instrumentos transitórios na via do pleno ingresso na universidade que venha a dispensar no futuro instrumentos deste tipo.
– Nesse contexto, a democratização do ingresso na UECE ainda é um objetivo a perseguir, uma vez que, internamente à universidade, os processos de desigualdade que marcam o ingresso no ensino superior ainda se reproduzem fortemente.

Colocadas estas questões, me posiciono favorável à adesão da UECE ao ENEM-SISU como objetivo de ampliar o campo de luta pelo pleno ingresso no Brasil e por uma mobilidade estudantil de fato sustentável, objetivos ainda a atingir no país, ao mesmo tempo que, nesse processo, não abramos mão do permanente questionamento destes instrumentos, seja no campo político-educacional, seja no plano didático-pedagógico.

A Pró-Reitoria de Graduação, juntamente com a Chefia de Gabinete da Reitoria, organiza semestralmente, a Semana da Integração. A pró-reitora de Graduação, professora Marcília Chagas Barreto, em sua fala de abertura do evento, informou que o currículo do curso é estruturado de forma que hoje já é possível saber em qual semestre se espera que cada aluno seja graduado. É com base nessa projeção que se calcula o que se denomina a taxa de sucesso da graduação.

A solenidade da Semana da Integração contou ainda, com as presenças, do Vice-Reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, do Coordenador de Ensino Superior da SECITECE, Candido B.C. Neto, da Pró-Reitora de Graduação, Marcília Chagas Barreto, do Pró-Reitor de Pós- Graduação e Pesquisa, Jefferson Teixeira de Souza, dos Diretores dos Centros de Ciências da Saúde, Glaucia Posso Lima, da Faculdade de Veterinária, Célio Pires Garcia, de Ciências e Tecnologia, Luciano Moura Cavalcante, de Estudos Sociais Aplicados, Vladimir Spinelli Chagas, de Humanidades, Letícia Adriana Pires Ferreira dos Santos, da Chefe de Gabinete, Josete de Oliveira Castelo Branco Sales, da Diretora de Pesquisa, Célia Maria de Souza Sampaio, da Ouvidora, Francimá Rocha, da Diretora da Biblioteca Central, Ana Néri Barreto de Amorim, dos coordenadores de cursos, professores e demais autoridades acadêmicas, como o Pró-Reitor Ajunto de Assuntos Estudantis da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Adeive Derquiano e do representante do Diretório Central Estudantil (DCE) da UECE, Alan Raymison.

Pela noite, a discussão em torno do tema foi repetida, desta vez por meio de um debate com o Prof. Dr. Adré Vasconcelos Ferreira e da Profa. Dra. Zuleide Fernandes Queiroz, do Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA).