Semana da Computação premia app que ajuda a estacionar

13 de maio de 2014 - 16:44

Parkin é o nome do aplicativo vencedor do Smart Idea, uma iniciativa do PET Computação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), cujos vencedores foram anunciados no último dia do SeCompUECE, realizada de 5 a 9 de maio.

Quem desenvolveu o aplicativo ganhador foi o aluno do nono semestre do curso de Computação da UECE Davi Vasconcelos Pinto, de 21 anos, que ingressou na Universidade com 17 anos, realizando um sonho que tinha desde pequeno: de estudar computação.

Já no quarto semestre do curso conheceu e se envolveu com a Acens e percebeu que ali estava sua chance de enveredar pelo empreendedorismo. Fundada em 2008, a Acens é uma empresa júnior de um grupo de alunos do curso de Ciências da Computação da UECE, que presta serviço de TI, sites e sistemas web. Davi foi galgando posições na empresa e chegou a ser seu presidente.

O interesse de Davi pelo empreendedorismo o levou a pesquisar e saber mais sobre star ups, inovação. Solicitado a dar uma definição de start up, ele respondeu: “É uma hipótese, uma ideia, que precisa ser validada, para poder se tornar real, que precisa ser reajustada de acordo com o público alvo”.

O Parking – Um jeito fácil de estacionar! levou cerca de seis meses para ser desenvolvido e o próximo passo é ir em buscas de parceiros para que ele deixe de ser um start-up e passe a fazer parte do cotidiano das pessoas, como outras dezenas de aplicativos usadas diariamente.

O aplicativo mostra onde há vagas de estacionamento tanto da empresas privadas e shopping centers como Zona Azul, administrado pela Prefeitura e permite também pagar pelo serviço utilizado.