Selo Comemorativo abre as comemorações dos 35 anos da UECE

24 de maio de 2010 - 15:54 #

Ao lançar o Selo Comemorativo dos 35 anos de fundação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), o Reitor Francisco de Assis Moura Araripe abriu a “Semana UECE 35 anos”. Ao longo deste ano, vários eventos serão realizados como parte dos festejos de aniversário da Instituição. Ao falar, o Reitor Assis Araripe disse do por que do selo. É uma forma de divulgar a UECE para a sociedade, através das correspondências. Segundo Araripe, “este ano, vamos ter um ano de atividades. Estamos resgatando os documentos originais da história da Universidade, onde estarão as questões políticas, econômicas, entre outras. Vamos colocar na Biblioteca Nacional, o primeiro Selo Comemorativo da UECE”. A solenidade contou com a apresentação da Orquestra Contemporânea do Ceará da UECE. A solenidade contou com a presença da administração superior da UECE, professores, alunos, servidores e convidados.

A programação da “Semana UECE 35 anos” prossegue às 9h desta terça-feira (25/05), com a palestra do deputado estadual Roberto Claudio Rodrigues Bezerra, que abordará o tema “O papel das Universidades para o Desenvolvimento”, tendo como coordenador do debate o Prof. Vladimir Spinelli Chagas, Pró-Reitor de Planejamento da UECE. Às 11h, no hall da Reitoria, será o lançamento da Exposição “Felinos do Brasil”, do artista plástico e professor da UECE, Steván Major, que é húngaro, mas já tem cidadania brasileira. Prof. Major apresenta, nesta exposição, 90 obras divididas em oito títulos.

Os temas dos oito títulos que compõem a exposição do prof. Major são os seguintes: “Aves do Ceará”, cujas obras fizeram parte do calendário de 2009 da UECE; Felinos do Brasil, calendário de 2010; Orquídeas do Ceará, o calendário já projetado para 2011; Orquídeas do Brasil; Aves Rapina no mundo; Tucanos do Brasil; Dimorfismo sexual das aves brasileiras; e Tángaras do Brasil – pássaros mais coloridos do Brasil. A exposição das 90 obras comporta dois grupos de maquetes, que são os Tucanos do Brasil e Tángaras dom Brasil esculpidos em madeira. As outras obras são pinturas em telas e formam o grupo “Belezas da Natureza do Brasil”.

Na quarta-feira (26/05), de 10h às 12h, Mesa Redonda para debater o tema “A formação de pesquisadores na UECE: doutores, cientistas e inovadores”. A mesa terá como coordenador e relatores: Profa. Salete Bessa Jorge, que fará uma exposição sobre “O Doutorado em Saúde Coletiva e a qualidade do serviço público cearense”; a Profa. Paula Lenz César, que irá abordar “O Doutorado em Biotecnologia e a inovação para o conhecimento e o desenvolvimento econômico”; o prof. Marcos Fábio Gadelha Rocha, que falará sobre “O Doutorado em Ciências Veterinárias, a sanidade e a reprodução animal; e para encerrar, Luis Eduardo Tavares falará sobre “A política de propriedade intelectual da UECE”

No dia 27, quinta-feira, o grupo Tambores de Guaramiranga abre às 9h, no Campus do Itaperi, o evento UECE Cidadania, com atividades culturais e de prestação de serviços à comunidade, que continuará durante todo o dia. O encerramento será às 18 horas. E no encerramento da semana de abertura das comemorações, na sexta-feira (28/05), será celebrada uma cerimônia Ecumênica, às 11h, no Auditório da Reitoria, com a participação do Coral dos Servidores da UECE. Às 12h, no hall da Reitoria, em solenidade presidida pelo Reitor Assis Araripe, acontecerá o lançamento do Concurso de Produção de Vídeo: “Um olhar sobre a UECE”, seguido do lançamento do processo de concessão de Medalha do Mérito Prof. Antônio Martins Filho e o encerramento da “Semana UECE 35 anos”.

Contato: Pró-Reitoria de Extensão, telefone 3101-9655