Selecionados para o curso de Desenvolvimento em Java participam de aula inaugural

3 de maio de 2016 - 12:36

Vice Governadora Izolda Cela e secretário Inácio Arruda falaram sobre a importância desse projetos de inclusão digital.

Os 300 alunos selecionados para o curso de Desenvolvimento de Software em Java, destinado a pessoas portadores de deficiência ou em situação de vulnerabilidade social, participaram da aula inaugural, realizada na manhã desta na quinta-feira (28/4), no auditório da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará. O curso, totalmente gratuito, desenvolvido e disponibilizado pela Dell Computadores, e que faz parte do projeto Ceará Pacifico, é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Prefeitura de Fortaleza, através da Fundação Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Instituto de Estudos e Pesquisas e Projetos (IEPRO).

A vice-Governadora Izolda Cela, ao lado secretário da Secitece Inácio Arruda, abriram a solenidade, destacando esta grande ação de inclusão e promoção de pessoas. O curso oferece novas ferramentas e conhecimento para que todos tenham condições de competir no mercado de trabalho, disse, ressaltando também a importância de, das parcerias. Só teremos força de ampliar os desafios quando nos unimos com outras instituições públicas e com a empresa privada, afirmou Izolda Cela, acrescentando a importância do trabalho da Dell Computadores para a inclusão de jovens, através desse curso de Desenvolvimento em Java que está começando.

O secretário Inácio Arruda destacou, na ocasião, que a violência não pode ser combatida só com ação policial. Precisamos de escolas de qualidade, iluminação pública, oportunidade para os jovens, a garantia de qualificação para todas as pessoas da sociedade. Esse curso da Dell é um exemplo, disse, lembrando que por muitos anos, o direito de chance não foi oferecido ao povo brasileiro. Agora, foram muitas as conquistas dos trabalhadores nesse período mais recente da história do Brasil, com governos que trabalham com uma visão social, com a inclusão de todos.

Inácio disse ainda que é preciso romper com preconceitos contra negros, pobres, operários, portadores de deficiência. São pessoas de grande valor e que necessitam desenvolver e mostrar suas capacidades. E agradeceu a todos que se envolveram nesse projeto, principalmente a parceria com a Dell, que vai capacitar, com cursos de alta qualidade, pessoas para uma área que é muito requisitada no mercado de trabalho, mesmo em tempo de crise. No final ficaremos orgulhosos de participar de um curso patrocinado por uma grande empresa, com o apoio do Governo do Estado.

O curso de Desenvolvimento de Software em java é voltado para pessoas de baixa renda e/ou com deficiência física, auditiva e com baixa visão. Dos selecionados, 60% têm renda familiar até um salário mínimo, 77% não possuem emprego e 45 pessoas possuem algum tipo de deficiência física. A carga horária é de 470 horas, sendo 60 horas de aulas presenciais e 410 horas a distância. As aulas presenciais acontecerão na Universidade do Trabalho Digital, no Centro de Fortaleza, e as aulas a distância estarão disponíveis na plataforma Dell Acessible Learning (http://projetolead.com.br/).

Falaram ainda durante a solenidade, o diretor do IEPRO, Plácido Aderaldo Castelo Neto, o presidente da Citinova, Tarcísio Pequeno, o pró-reitor de Pós Graduação e Pesquisa, Jerffeson Teixeira, e a diretora de Relações Governamentais da Dell Computadores, Rosana Galvão. Ela destacou o trabalho da Dell nestes quase 30 anos de existência, sendo hoje uma empresa global, referencia no setor de tecnologia de informação.

Rosana explicou também que a Dell trabalha com quase 50 profissionais portadores de deficência, desenvolvendo projetos especiais para a esse público. Nossa principal missão é que todos possam desenvolver seu potecial. Não adianta trabalharmos só com doutores que não tenham sensibilidade de saber a necessidade de um deficiente. Para nós esta troca de experiência é muito importante. E agradeceu o apoio e o trabalho incansável do secretário Inácio Arruda, que sempre acreditou neste projeto. Muito obrigada também a prefeitura de Fortaleza, através da Citinova, a UECE, ao IEPRO, grandes parceiros.

Após a solenidade de abertura, o Gerente de Projetos de Inovação, Eder Furtado, fez uma explanação sobre o curso de Desenvolvimento de Software em Java, que tem como objetivo capacitar os alunos na área de desenvolvimento de sistemas na linguagem de programação Java nos níveis Básico e Intermediário, através de uma metodologia semipresencial, com horários de estudo flexiveis e acompanhamento de tutores durante todo o processo de aprendizagem, através da plataforma de ensino a distância, acessível para pessoas com deficiência física, auditiva e baixa visão, desenvolvida e disponibilizada gratuitamente pela Dell Computadores: A Dell Aceedible Learning.

A solenidade finalizou com o depoimento de ex-alunos e tutores que já fizeram o curso. Falaram o ex aluno Denis Leonardo, o Tutor de Projetos, Marcos Devaner, e o Testador de Solftwere do Projeto, Pedro Rocha.

Fonte: Secitece