Seleção de bolsistas para Conservatório de Briançon (França) será no dia 24 de outubro

19 de setembro de 2011 - 17:53 #

A Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE), por meio do projeto Briançon, Tempo de Brasil, inicia em outubro o processo de seleção de jovens instrumentistas cearenses ou residentes no estado para estudos no Conservatório de Briançon, na França, durante o ano letivo 2012/2013. A seleção é direcionada para estudantes dos seguintes instrumentos: violino, violoncelo, flauta, clarinete, trompete, trompa e saxofone clássico.

Patrocinado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Casa Civil, o projeto é uma parceria da APICE, do Curso de Música da UECE com o conservatório francês, a Associação de Pais e Alunos da instituição (APEC) e a Comunidade de Municípios da Região de Briançon, nos alpes franceses. Juntas, as instituições visam dar oportunidade a jovens instrumentistas do Ceará de estudarem no conservatório, tendo como objetivo a preparação para o diploma de nível médio Certificat de fin d’études musicales.

O projeto visa ainda aperfeiçoar artisticamente os participantes em um ambiente de alto nível musical; transmitir a língua e a cultura francesa; estabelecer uma rica troca de experiências entre os jovens, as famílias francesas e a comunidade musical de Briançon; estimular a formação de músicos clássicos profissionais e o aperfeiçoamento pedagógico de jovens professores. Iniciado em 2006, o projeto já encaminhou para o Conservatório de Briançon 11 jovens cearenses dos municípios de Fortaleza, Iguatu, Pindoretama, Maranguape, Tianguá.

Para o ano letivo 2012/2013, que começa em setembro de 2012 e termina em junho do ano seguinte, serão 02 (duas) categorias com 02 (dois) selecionados para cada categoria. Categoria A: Formação instrumental, teórica e iniciação pedagógica, para jovens músicos com idade máxima até 21 anos. Categoria B: Formação pedagógica, instrumental e teórica, voltada para músicos com idade até 28 anos completos, graduados ou não, que já ensinam em algum projeto musical  apoiado por prefeituras, associações e/ou ONGs.

Exame de pré-seleção

Sob a coordenação do violoncelista Fernando Lage, idealizador do projeto e professor efetivo do Conservatório de Briançon, e o flautista Heriberto Porto, professor do curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE), o exame de pré-seleção consta de uma prova de execução instrumental onde cada candidato deverá tocar duas peças ou estudos de estilos contrastantes com duração máxima de 15 minutos para as duas peças, além de uma entrevista com os membros da banca examinadora. Um piano será posto à disposição dos candidatos que se apresentam, com um pianista acompanhador. A banca examinadora é formada por professores do conservatório francês, da UECE e membros da APICE. A inscrição é gratuita.

As audições acontecerão no dia 24 de outubro, a partir das 9 horas, no Auditório Central da UECE (Rua Paranjana, 1700 – Campus do Itaperi –  – Fortaleza/CE). Os candidatos devem chegar às 8 horas para preenchimento da ficha de inscrição no Bloco F(Curso de Música).  No dia 26, no mesmo horário e local, serão realizadas as entrevistas.

Documentação necessária: Curriculum vitae, fotocópia da carteira de identidade, uma foto 3×4 e uma carta de motivação onde o estudante explica por que pretende obter a bolsa. Os candidatos da categoria B, devem ainda apresentar uma carta de recomendação da direção da escola ou do projeto onde ensina.

A seleção definitiva será feita pelo diretor e professores do Conservatório de Briançon, além de representantes da APEC, através de vídeos da pré-seleção. O resultado será divulgado no decorrer do primeiro semestre de 2012.

Os Bolsistas de 2011/2012 – seguem no próximo mês de outubro, para estudos no Conservatório de Briançon, os quatro selecionados para o ano letivo 2011/2012. O trompetista Thiago Sousa Silveira e o violinista aluno da UECE, Lucas Raulino Silva estão na categoria A, de formação instrumental, teórica e iniciação pedagógica. Já o violinista Leandro Alves Ferreira de Sousa e o trompista Robson Oliveira de Lima( aluno da UECE) foram selecionados para a categoria B, de formação pedagógica, instrumental e teórica, voltada para músicos que já atuam como professores contratados em projetos musicais apoiados por prefeituras ou escolas de música do Ceará.

Informações: apice.ce@gmail.com 8866.1431 – 8785.2425 heribertoporto@gmail.com