Seleção para Programa UNIBRAL CAPES/DAAD na Alemanha termina segunda, dia 14

11 de julho de 2014 - 12:15

Estão abertas inscrições para graduação-sanduíche até 14 de julho de 2014 para quatro vagas na Universidade de Potsdam na Alemanha. Os alunos dos cursos de Administração, Serviço Social e Ciências Sociais serão selecionados para participar do Programa UNIBRAL I CAPES/DAAD que visa promover parcerias institucionais entre Brasil e Alemanha.

PROPOSTA

A proposta do Projeto de Intercâmbio Internacional permitirá aos estudantes da UECE/ Brasil e FHS/ Alemanha: conhecer outra estrutura de sociedade com suas riquezas históricas e culturais; aprender uma língua estrangeira; cursar disciplinas no exterior que serão reconhecidas em seu curso de origem; realizar prática de estágio em suas áreas de formação; conhecer projetos sociais, culturais, e projetos que utilizam tecnologias alternativas voltadas para a questão urbana e ambiental (como exemplo temos: no Brasil, a gestão cooperada e produção alternativa de assentamentos rurais no Ceará; e na Alemanha, projetos de produção agrícola urbana ou jardins urbanos,“Urban Gardening”.

A proposta oferece a oportunidade de socialização de experiências e conhecimentos entre estudantes e professores das duas instituições de ensino superior, inclusive da discussão do projetos de formação dos cursos de Serviço Social, Administração e Ciências Sociais da UECE e FHS – Universidade de Ciências Aplicadas (Potsdam, Alemanha)

Durante dez meses, de março a dezembro de cada ano, uma turma composta de quatro estudantes da UECE participarão do projeto de intercâmbio na Universidade de Ciências Aplicadas de Potsdam.

Para realização das missões de estudo, serão concedidos

a) auxílio para aquisição de seguro saúde, pago em uma única parcela, no Brasil.

b) auxílio instalação, pago em uma única parcela, no Brasil.

c) bolsa mensal, conforme valores vigentes.

d) auxílio deslocamento para aquisição de passagens aéreas de ida e de volta, no trecho Brasil/Alemanha/Brasil, em classe econômica e tarifa promocional.

Os estudantes brasileiros na Alemanha participarão das seguintes atividades

1) Curso intensivo de alemão, para melhorar seus conhecimentos da língua do país; considerando que estão já iniciaram seus estudos da língua daquele país. A CAPES sugere que as universidades ofereçam curso introdutório da língua alemão

2) Disciplinas acadêmicas nas áreas de sua formação e seminários; no primeiro semestre cursarão uma disciplina em inglês sobre movimentos sociais e seu papel na dinâmica social hoje.

3) Estudos orientados e pesquisa, com a supervisão de um professor do projeto da Universidade acolhedora na Alemanha, como leituras; visitas a projetos sociais e culturais;

4) Semana Internacional, que oferece workshop, debates, exposições culturais e de projetos, visitas a projetos sociais e culturais, museus etc.

5) Práticas de estágio em suas áreas de interesses;

6) Produção de relatórios mensais sobre essas experiências e estudos realizados (material que servirá de base para a apresentação de suas experiências para a divulgação do Projeto e sensibilização de novos alunos na Universidade no momento de seu retorno ao Brasil);

Período: 10 a 14 de julho

1ª Etapa: Inscrição com entrega de documentação nas coordenações dos cursos ou Centro Acadêmicos participantes: Administração, Serviço Social e Ciências Sociais até dia 14 de julho pela manhã.

Mais informações no blog do Centro Acadêmico Unificado de Administração da UECE.