Secretário de Gestão Estratégica do Ministério da Saúde faz conferência na UECE

27 de março de 2013 - 21:21 #

O Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Luis Odorico Monteiro de Andrade, ministrou conferência no dia (22/03), no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi, abordando o tema “História da Medicina e a formação médica do SUS”. O secretário participava das comemorações dos 10 anos de criação do Curso de Medicina – MedUECE da Universidade Estadual do Ceará, que neste ano de 2013, completa uma década de existência. A criação se deu em setembro de 2002, conforme Resolução nº. 377- do Conselho Universitário (CONSU). O curso foi criado na gestão do Reitor Manasses Claudino Fonteles.

O Dr. Odorico Monteiro falou sobre a medicina chinesa, indiana, egípcia, árabe, dos desafios do feudalismo, do renascimento, da reforma medica na Alemanha e na França. Também fez referência à contribuição e ao legado que médicos como Emílio Ribas, Vital Brasil, Oswaldo Cruz e Carlos Chagas deram ao país. Odorico afirmou ainda, somos os primeiros (aqui no Ceará) em transplante no país, por meio do Sistema Único em Saúde (SUS).

Para o Reitor da UECE, Dr. Jackson Sampaio, é muito gratificante ver nossos médicos lograrem êxito nos exames médicos realizados em todos os estados do país. O processo de formação no nosso curso de medicina é intenso, com seis anos que garantem ao aluno o diploma como Médico Geral Comunitário e da Família. Desses seis anos, os quatro primeiros são de estudos básicos, os dois últimos são de ensino profissional, o chamado internato, quando o aluno praticamente frequenta apenas os ambientes de serviço, conhecendo as áreas de saúde e suas especialidades, afirmou Jackson Sampaio.

Antes da conferência, a UECE homenageou várias personalidades com a entrega de placas, agradecendo e reconhecendo aos parceiros que contribuíram para efetivação do curso de Medicina.  O curso, hoje, apresenta nota 5 no ENADE, o 1º lugar no Ceará, o 3º no Nordeste e o 13º no país.

A conferência contou com a participação do Secretário da Saúde do Estado do Ceará, Dr. Raimundo José Arruda Bastos; da Secretária da Saúde do Município de Fortaleza, Dra. Socorro Martins; do Representante da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Candido B. C. Neto; do presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. José Maria Pontes; da Deputada Estadual e presidente da Comissão de Ciências, Tecnologia e Educação Superior da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, Rachel Marques; da Diretora da Escola de Saúde Pública do Ceará, Dra. Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto; do Diretor do Hospital Doutor Waldemar de Alcântara, Dr. Galba Freire Moita; do Diretor do Hospital de Messejana, Dr. Ernane Ximenes Rodrigues; da presidente da Seção de Estudos e Aperfeiçoamento do Hospital Geral de Fortaleza, Jane Eyre Rodrigues de Azevedo, neste ato representando o Diretor do HGF; da Diretora Executiva do Hemoce, Dra. Luciana Maria de Barros Carlos; da representante do Hospital César Cals, Enfermeira Maria Solange de Araújo Paiva; do Superintendente Executivo da Escola de Oncologia, Dr. Manfredo Lins e Silva.

Pela UECE, além dos alunos de medicina e de vários professores, destacaram-se as seguintes presenças: a Diretora do Centro de Ciências da Saúde, Gláucia Posso Lima; a Procuradora Educacional Institucional, Fátima Maria Leitão Araújo; a Coordenadora do Curso de Medicina, Dra. Cristina Michelleto Dalago; a Vice-Coordenadora, Maria das Graças Peixoto Barbosa, e demais convidados.

Fotos do eventos: