Secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Combate à Fome de Fortaleza visita a UECE

14 de março de 2013 - 19:21 #

 

 

 

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) recebeu na última terça-feira (12), a visita de Cláudio Ricardo Gomes de Lima, Secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Combate à Fome, do Município de Fortaleza. O secretário e sua assessora, Ieda Castro foram recebidos pelo Reitor, Jackson Sampaio, pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Jerffeson Teixeira de Souza, pela Pró-Reitora de Extensão, Lúcia Helena Grangeiro, pela Chefe de Gabinete, Belisa Veloso Holanda, pelos coordenadores dos Cursos de Graduação de Administração, Marcos Aurélio Maia, de Ciências Contábeis, Lauro Chaves Neto, de Nutrição, Maria Cecília Oliveira da Costa, de Serviço Social, Maria Cristina de Queiróz Nobre, da Vice-Coordenadora do curso de Medicina, Maria das Graças Barbosa Peixoto e da Vice-Coordenadora  de Estágio do curso de Serviço Social, Leiriane Araújo.

Na ocasião, o Reitor Jackson Sampaio, fez um breve relato, apresentando os números, a dimensão e o crescimento da instituição, nos últimos anos. Nós temos hoje, com a Prefeitura de Fortaleza, várias ações de políticas públicas, como a certificação de cursos de Especialização e das Residências Muitiprofissionais em Saúde.

A coordenadora do curso de Nutrição, Maria Cecília Oliveira da Costa, comunicou na ocasião, que representa a UECE, no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Fortaleza (CONSEA), Maria Cecília enfatizou que a criação do Sistema SAN é outra medida que está em processo de tramitação dentro da Câmara Municipal. A professora lembrou  já ter ministrado disciplina de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) em curso de especialização, vinculado a coordenação do curso de Serviço Social, uma iniciativa da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) para capacitação dos trabalhadores (assistentes sociais) do Estado do Ceará, um curso que também, pode ser pensado para os trabalhadores do município.

A professora Cristina de Queiróz Nobre, coordenadora do curso de Serviço Social, ressaltou o fato do curso ter parceria de longo tempo com a secretaria responsável pela política de assistência social em Fortaleza, através de estágios, com a previsão atual de 49 vagas; capacitação de profissionais daquela secretaria através dos cursos de especialização, especialmente o realizado para as supervisoras de estágio em Serviço Social, Ética Profissional e Supervisão de Estágio; produção de conhecimento com pesquisas e estudos que resultaram em dezenas de monografias de conclusão de curso, analisando a política de assistência social na cidade.- como perspectivas futuras. Manifestou ainda, que o projeto CapacitaSUAS, com edital aprovado pelo MDS e em parceria com a STDS, irá também capacitar profissionais daquela secretaria entre os 3.000 previstos para todo o Estado do Ceará; existe projeto de especialização com foco na política de assistência social que poderá gerar convênios de co-financiamento com aquela instituição; que desenvolvemos projetos de extensão na Comunidade Garibaldi, no entorno do Campus do Itaperi, com abertura de parceria com a Secretaria. Por fim, desejei sorte na condução de uma secretaria que incorpora, além da complexa política de assistência social e seus inúmeros programas, a dimensão do trabalho e de combate à fome.

Já o coordenador do Curso de Ciências Contábeis, Lauro Chaves Neto falou que o nosso curso de Ciências Contábeis, diante das oportunidades de parceria entre a Prefeitura e a UECE, o curso se prontifica a realizar três cursos de Especialização: em Desenvolvimento Municipal Sustentável; em Gestão de Organizações Sociais e  em Prestação de Contas – econômica, financeira e contábil. O coordenador do curso de Administração, Marco Aurélio Maia, ratifica, o curso de Pós-Graduação em Gestão de Organização Sociais, e, como também entende que, a ADM Soluções – Empresa Júnior da UECE, pode atuar oferecendo consultoria nos projetos de ações sociais, finalizou  Marco Aurélio.

O Secretário Cláudio Ricardo, sensibilizado, agradeceu a acolhida do Reitor Jackson Sampaio e explicou que dará continuidade a parceria com a academia, principalmente, com a UECE.