Secitece quer potencializar atuação dos Pólos da UAB

27 de janeiro de 2016 - 13:17

O Ceará conta com 30 polos oferecendo cursos de graduação e pós graduação gratuitos em diversos municípios

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda e o presidente do Instituto Centec, Francisco Viana, reuniram-se na manhã desta segunda-feira (25/01), com coordenadores dos Polos da Universidade Aberta do Brasil – UAB, mantidos pela Secitece. O objetivo foi avaliar a situação atual dos Polos e a possibilidade de ampliação das metas de formação.

“A formação superior à distância é uma realidade em nosso Estado e cumpre uma finalidade estratégica na ampliação de nossa capacidade de atender às demandas por educação superior. Precisamos prestar um serviço amplo e de qualidade para a sociedade cearense. Há um potencial latente e que pode ser melhorado a partir da integração das universidades, Estado e municípios”, avalia o secretário Inácio Arruda.

Atualmente, o Ceará conta com 30 Polos, sendo 19 mantidos diretamente pelos municípios e 11 sob a responsabilidade do Governo do Estado. Deste total, 9 Polos estão em funcionamento nos municípios de Beberibe, Jaguaribe, Maranguape, Russas, Aracoiaba, Barbalha, Brejo Santo, São Gonçalo do Amarante e Missão Velha.

Considerados como “universidades municipais”, os Polos UAB oferecem cursos à distância e presencial voltados, principalmente, aos professores do município, atendendo às demandas e vocações locais. As unidades mantidas pelo Governo Estadual e gerenciadas pelo Centec possuem, atualmente, 2319 alunos matriculados, sendo 2163 na graduação e 156 na pós graduação, em cursos oferecidos pela UFC, UECE, IFCE e pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Os polos já formaram mais de 1500 alunos.

O secretário informou que já foi aprovado pelo MCTI, aporte de recursos da ordem de R$ 4 milhões 444 mil para revitalização dos CVTs, que abrigam a maioria dos polos estaduais. Também já foram iniciadas tratativas com a Capes para potencializar a iniciativa. Outra possibilidade em negociação com a Secretaria Estadual de Educação é a utilização compartilhada dos laborátórios das Escolas de Educação Profissional, especialmente no turno da noite e aos sábados.

“Hoje há uma grande demanda dos prefeitos que reconhecem a importância dos polos. Nossa pretensão é ampliar o espaço de formação dessas unidades”, garantiu Inácio.
Também participaram da reunião o secretário executivo da Secitece, Gilvan Paiva, o coordenador de Educação Superior, Cândido BC Neto; a coordenadora de Desenvolvimento Institucional, Adeline Lobão e as colaboradoras Maria Rose Jane Ribeiro, Neila Menezes e Adeliene Lobão.

Fonte: Secitece