SEBRAE e UECE firmarão convênio para Projeto de Educação

15 de julho de 2014 - 14:41 #

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) convidou, no dia 10 de julho, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) para assinatura de convênio do Projeto de Educação Empreendedora aprovado em 2013 em Edital do SEBRAE Nacional através do Edital da Unidade de Capacitação Empresarial – UCE 001/2013. O projeto tem como objetivo promoção de empreendedorismo a estudantes de ensino superior.

A UECE obteve aprovação do Projeto de Educação Empreendedora, idealizado e desenvolvido tecnicamente pelo estudante do curso de Administração de Empresa da universidade, Henrique Cabral Moreira, na totalidade proposta de R$ 150 mil do SEBRAE Nacional. O valor total do projeto é de R$ 293.944,00 dos quais os 143.944,00 mil restantes são contrapartidas da UECE, com R$ 72.538,95 em contrapartidas financeiras e R$ 70.845,00 em contrapartidas econômicas.

O Edital UCE 001/2013, da Unidade de Capacitação Empreendedora do SEBRAE Nacional, tem como objetivo de selecionar projetos em todo o país com participação máxima do SEBRAE no valor de R$ 150 mil contemplando até 70% do valor total do projeto.

O Projeto de Educação Empreendedora da UECE conta com 7 linhas de trabalho (ações), sendo os quais: Wikidesafios, Semana de Empreendedorismo da UECE, Disciplina de Empreendedorismo do curso de Administração de Empresas, Publicações de livros e coletâneas, além de produtos SEBRAE tais como o Desafio Universitário Empreendedor, IPGN (Iniciando Pequenos Grandes Negócios) e Aprender a Empreender.

Segundo o coordenador do curso de Administração de Empresas da UECE, Prof. Marcos Aurélio Maia, o projeto atuará em consonância com desempenho da profissão, fortificando a formação de empreendedores no curso e nos profissionais de gestão de alta qualificação, através do conhecimento de outros negócios e tendências da Administração, que serão adequados na execução do projeto. De acordo com Henrique Cabral, essa é uma etapa para desenvolvimento do ensino prático com mais aproximação da universidade e das empresas como o projeto WIKIDESAFIOS, além de fomentar o empreendedorismo entre os universitários e como instituição referência na área.

O projeto tem a participação de universitários que trabalharão suas sinergias na realização das atividades como um diferencial.

Resultado do Edital UCE 001/2013: Clique aqui.

O Wikidesafios foi apresentado em 2013, no VI Fórum de Responsabilidade Socioambiental e Cultural IEP (Instituto Educação Portal), no Centro de Eventos do Ceará.

Composição da mesa (Esquerda para direita): Roberto Locio, William  Madison Calhoun Jr, Henrique Cabral (WIKIDESAFIOS), Reitor Prof. Jackson Sampaio (UECE), Eduardo Figueiredo (Diretor de Sustentabilidade da Sucos Jandaia e Presidente do IEP), Thimony Finan (Diretor Geral Universidade do Arizona), Mônica Rabelo de Freitas (Diretora Executiva IEP) e Ticiana Egg (Coordenadora Nacional da Consulta Pós-2015 PNUD). Além do Wagner Caetano, secretário Nacional de Relações Político-Sociais.