SATE/UAB/UECE promove 1º Encontro de Polos

7 de fevereiro de 2017 - 19:40 #

A Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (Sate), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), realizou no dia 30 de janeiro, no Auditório Paulo Petrola, campus Itaperi, o 1º Encontro de coordenadores de Pólos, de Prefeitos, de Secretários Municipais de Educação, de Tutores à Distância para os cursos de Graduação e de Especialização na modalidade Educação à Distância (EaD), do Sistema UAB/UECE.

Este ano, a UECE está iniciando novas turmas em 23 polos de apoio presencial, inclusive nos cinco polos novos criados no Ceará, apadrinhados pela instituição, em Maracanáu, Pedra Branca, Itarema, Crateús e Iguatu. Na pauta, um balanço do atendimento da UAB/UECE nos últimos 10 anos, e a oferta de 4.150 vagas em 2017.

A UECE vem fortalecendo a oferta de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade à distância, contanto hoje com 10 licenciaturas, 1 bacharelado e 11 cursos de especialização. Esses cursos são oferecidos gratuitamente pela instituição, graça a captação de recursos federais junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e com isso tem ampliado o atendimento de ensino superior público e gratuito da população cearense no interior do estado. Ao longo dos últimos 10 anos, a UECE ofereceu 5.884 vagas em cursos de graduação e 3.485 vagas em cursos de especialização, totalizando mais de 85 milhões de reais em recursos federais captados para oferta de ensino superior público no Ceará.

O reitor da UECE, Jackson Sampaio, presidiu a mesa de abertura do evento, também fizeram parte da mesa do encontro, o coordenador de Educação Superior da Secretaria de Ciências, Tecnologia do Estado do Ceará (SECITECE), BC Neto (representando o titular, Inácio Arruda), o prefeito municipal de Campos Sales, Moésio Loiola; o prefeito de Maranguape, João Paulo de Castro Xerez Silva. Estavam presentes, compondo a mesa ainda, o pró-reitor de Políticas Estudantis, Emerson Mariano da Silva; a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Glaucia Posso Lima; o coordenador da SATE, Fábio Castelo Branco.

Os cursos de Especialização ofertados são: Gestão Pública; Gestão Pública Municipal; Gestão em Saúde; Gestão Pedagógica da Escola Básica; Educação Física na Educação Básica; Tecnologias Digitais para a Educação Básica; Educação à distância: fundamentos e ferramentas; Artes com ênfase em Música; Tradução Audiovisual Acessível/Audiodescrição; Tradução Audiovisual Acessível/Legendagem; e Língua Inglesa.

Já os cursos de Graduação oferecidos são: Administração Pública; Artes Visuais; Biologia, Computação, Geografia, História, Matemática; Pedagogia; Química e Educação Física.