RU realizará palestra sobre a cozinha e memória

19 de fevereiro de 2014 - 16:28

“Os temperos das lembranças: a cozinha como lugar da memória”. Este é o tema da palestra que o professor Gerson Augusto de Oliveira Junior, do curso de Ciências Sociais e coordenador do Grupo de Estudo Sobre História e Antropologia da Alimentação, ministrará quinta-feira, dia 20, às 15h, no Restaurante Universitário.

Aberta ao público, a palestra vai mostrar que o ato de comer não encerra apenas uma resposta a necessidades fisiológicas e nutricionais. Está intimamente relacionado com o prazer e com diversos condicionantes sociais, culturais e históricos. Logo, nada do que se come é neutro.

“O paladar diz respeito a construções e escolhas orientadas pelos sistemas culturais. Aquilo que deve ser ingerido pelo homem se inscreve nos sistemas de classificações próprios de cada cultura, sendo investido de qualidades simbólicas que extrapolam seus componentes nutricionais”, disse o professor.

Além de substância alimentar, a comida revela diferenças entre grupos sociais, seus estilos e maneiras de alimentar-se. O modo de comer acentua as características culturais de determinadas regiões, seus valores, crenças e visões de mundo, direcionando ações públicas e privadas, individuais e grupais. O que os homens comem, os modos como comem, a qualidade e a quantidade do que é comido, depende da posição ocupada no mundo social. Cada sistema cultural estabelece prescrições e proibições que regem o ato alimentar, definindo locais, ocasiões especiais, rituais para os preparo e consumo dos alimentos.

SERVIÇO:

Palestra: “Os temperos das lembranças: a cozinha como lugar da memória”

Local: Restaurante Universitário do Itaperi

Data e local: Quinta-feira, dia 20, às 15h