Revolução no Mundo Árabe abriu semestre do MPPPP

25 de março de 2011 - 19:36 #

Para abrir o Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPPP), a Universidade Estadual do Ceará (Uece), através dos Mestrados Acadêmico em Polítcas e Sociedade (MAPPS), Acadêmico em Administração (CMAAd) e MPPPP, trouxe a Fortaleza, o professor Mohamed E. M. Habib. A palestra da Aula Inaugural teve como tema “Revolução no Mundo Árabe”, ministrada pelo professor Mohamed Habib, que fez a seguinte citação: ‘hoje o mundo inteiro está passando por um distúrbio ambiental, até o núcleo familiar vem passando também por esse distúrbio”. Enfatizou que tudo na vida é na base da competição. Até para fazer um estágio para o primeiro emprego, a competição é grande. Mohamed falou ainda, que a Líbia vive uma das revoltas mais sangrentas, do mundo árabe, desde a queda dos governos da Tunísia e do Egito.

O Reitor da Uece, Assis Araripe, ao abrir a solenidade, disse que a Universidade vem fazendo esse intercâmbio, de trazer personalidades, nacional e internacional, como o pensador francês Edgar Morin, que esteve aqui no ano passado, presidindo a Conferência Internacional dos Sete Saberes Necessários Para a Educação do Presente. Neste mês de março, o turco Nejad Veziroglu, grande pesquisador na área de hidrogênio, esteve na Uece para abrir o I Ciclo de Conferências: Hidrogênio e o Futuro Energético Sustentável do Estado do Ceará, e agora, foi a vez do professor Mohamed Habib, que veio fazer a palestra de abertura da Aula Inaugural do MPPPP.

O Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPPP) da UECE é realizado através do NUPES e do Grupo de Pesquisa Democracia e Globalização, e tem como coordenador o professor Josenio Parente. O evento aconteceu no último dia 22 de março, no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi, às 20 horas.

Mohamed E. M. Habib é  professor universitário desde1964, quando se formou Engenheiro Agrônomo pela Universidade de Alexandria no Egito, onde também obteve o Mestrado, em 1968. Como imigrante fez do Brasil a sua nova pátria a partir de 1972, e no mesmo ano, iniciou sua vida profissional como professor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nesta universidade obteve o título de Doutor em 1976, o título de Livre Docente em 1982, de Professor Adjunto em 1984 e finalmente de Professor Titular, desde 1986.  Atualmente é Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UNICAMP.

Recebeu como Títulos Honoríficos o de “Grande Defensor da Ecologia”,
concedido pela Câmara Municipal de Campinas (SP),  como co-autor do “Manual Direitos Humanos No Cotidiano”, obra pioneira inspirada pela Declaração dos Direitos Humanos da ONU, fui distinguido pelo Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, com a Medalha “Direitos Humanos, o Novo Nome da Liberdade” em novembro de 1998. Recebeu ainda, o Título de “Cidadão Campineiro”, concedido pela Câmara Municipal de Campinas (SP).

A solenidade contou com a presença dos Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa, Jackson Sampaio, de Planejamento, Vladimir Spinelli, Pesquisadora Institucional da Uece, professora Socorro Osterne, Vice-Diretora do ISCB, professora Célia Sampaio, coordenador do mestrado profissional MPPPP, Horário Frota, professores, estudantes, entre outros convidados.