Revista Tensões Mundiais, do ON, sobre os BRICS, está à venda

4 de agosto de 2014 - 17:19

O Observatório das Nacionalidades (ON), ligado ao Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade (MAPPS), da Universidade Estadual do Ceará, lançou uma edição da sua revista Tensões Mundiais, dedicado ao BRICS, cujo sexto encontro de cúpula foi realizado em Fortaleza, no início de julho.

Ao longo de seus nove anos de existência, a Tensões Mundiais é voltado para temas que abordam os “conflituosos processos nunca concluídos de construção das nacionalidades na América do Sul e na África”, como explica o editorial do periódico do Observatório.

Com a realização do VI Encontro da Cúpula dos BRICS, um grupo de intelectuais, muitos ligado ao ON, dedicados à análise das discussões que se desenvolvem em torno de tais encontros detectou que as temáticas que ali seriam abordadas tratariam prioritariamente de questões políticas, econômicas e industriais.

Com isso, deixariam de ser abordados temas que envolvem mais diretamente as populações dos países que compõem o grupo – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. “Interessa-nos discutir as perspectivas críticas de uma ideia e de um mecanismo de articulação interregional, que a despeito de uma retórica que valoriza a cooperação em setores estratégicos para o desenvolvimento nacional, tem origem na proposta do economista-chefe de um dos maiores grupos financeiros multinacionais”, explica o editorial.

A revista Tensões Mundiais tendo o BRICS como tema traz 22 trabalhos, entre artigos e ensaios, de professores e estudiosos de universidades e centros de pesquisas ao redor do mundo. A publicação está à venda no Observatório das Nacionalidades por R$ 40. O telefone do Observatório é (85) 3101 9908.