Revista “O Público e o Privado” recebe artigos para dossiê sobre Cultura Alimentar

9 de novembro de 2017 - 12:42

A revista “O Público e o Privado”, periódico produzido pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), encontra-se com chamada aberta para trabalhos que irão compor o dossiê “Cultura Alimentar: Abordagens Interdisciplinares”.

A revista destina-se a publicar e divulgar trabalhos de pesquisadores nacionais e estrangeiros, resultados de estudos e pesquisas, considerando a relevância e inserção da temática na produção do conhecimento teórico-empírico na área das ciências humanas e sociais. Tem como objetivo promover a produção e a socialização do conhecimento acadêmico por meio da publicação de dossiês temáticos, artigos, resenhas, entrevistas e relatórios de pesquisas, bem como incentivar a criação, divulgação e interlocução de redes temáticas com grupos de pesquisadores de Universidades brasileiras e estrangeiras.

O dossiê proposto será voltado para o tratamento da noção de “cultura alimentar”, conceito que somente aparece no âmbito das Ciências Sociais europeias a partir do início dos anos 2000, e, mais recentemente, tem ganhado espaço no Brasil não só a partir das pesquisas desenvolvidas pela Sociologia e Antropologia, mas também a partir da Gastronomia.

O campo alimentar tem sido alvo de abordagens de múltiplas disciplinas. Para citar apenas alguns enfoques mais consolidados, cientistas políticos têm problematizado a dimensão alimentar pelo viés das políticas públicas. O entendimento sócio-antropológico tem definido a alimentação como um fato social total, enquanto historiadores engajam-se em produzir conhecimentos pautados por rupturas no tempo e geógrafos têm insistentemente adotado a cultura alimentar para relacionar populações humanas e efeitos de distanciamentos e fusões no que tange ao microclima que as abriga.

Conjugadas, estas e outras abordagens permitiram a emergência de um campo de pesquisa cuja epistemologia coloca o fato alimentar no centro de suas preocupações. Atualmente, tais pesquisas não mais se restringem aos limites disciplinares tradicionais, mas almejam fortalecer conexões, engendrando análises que evidenciem as diferentes dimensões que recobrem, sobrepõem-se e se articulam em torno da alimentação no contexto das sociedades complexas contemporâneas. Portanto, serão aceitos neste dossiê artigos advindos de pesquisas que coloquem em diálogo, de forma original, a noção de cultura alimentar sob a perspectiva interdisciplinar das ciências humanas, mas também sob a articulação destas às ciências exatas.

O envio de artigos poderá ser feito por meio da plataforma SEER até o dia 30 de dezembro.