Reunião preparatória para discutir Plano de Segurança da Uece é realizada nesta sexta

25 de maio de 2018 - 17:07

alt

Os preparativos para os fóruns de discussão do Plano de Segurança Universitária da Universidade Estadual do Ceará (Uece) iniciaram nesta sexta-feira (25/05), com a formação das comissões locais de organização. Estas serão as responsáveis pelos debates em cada campus da universidade, tanto na Capital como no Interior.

Durante todo o dia, representantes dos campi se reúnem no miniauditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), localizado no campus Itaperi, para discutir a metodologia dos fóruns, além de participar de rodas de conversa, reflexões e discussões envolvendo a temática.

Na abertura do encontro, o vice-reitor da Uece, Hidelbrando Soares, fez um histórico das discussões sobre a segurança na universidade. As universidades e seus campi não são ilhas isoladas do resto da sociedade e sofrem toda a dramaticidade de violência e criminalidade que a sociedade, infelizmente, é também local de ocorrência, comentou.

Na avaliação dele, é preciso compatibilizar a liberdade que caracteriza os ambientes universitários com a garantia de tranquilidade para exercer suas atividades.  Atualmente, a Uece possui um Plano de Segurança elaborado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a partir de demanda do Programa Ceará Pacífico, sendo entregue em 2016.

alt

A partir dele, no ano seguinte, foi instalada a Comissão de Segurança da Uece, que se debruçou sobre o documento, fazendo uma análise sobre a aplicabilidade dele no âmbito universitário.

Hidelbrando Soares ressaltou os resultados de medidas emergenciais de segurança no campus Itaperi. Em 2016, foram registrados quase 70 casos de roubos e furtos, passando para menos de dez em 2017 e, neste ano, foi registrado apenas um. Em tese, a gente deveria estar muito satisfeito com os resultados. Mas nós temos clareza também que as medidas emergenciais que a gente tomou são insuficientes e, mais do que isso, são terreno fértil para conflitualidade, seja com os alunos ou comunidade do entorno, avaliou.

Participaram ainda da abertura o pró-reitor de Políticas Estudantis, Emerson Mariano; o diretor do Cesa, Vladimir Spinelli; a diretora do Centro de Educação (CED), Josete Sales; a diretora do Centro de Humanidades, Adriana Maria Duarte Barros; o diretor da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), Rameres Régis; o vice-diretor da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), Makarius Oliveira Tahim; a vice-diretora da Faculdade de Educação de Crateús (Faec), Liezelotte Resende Bonfim, além de representantes docentes, discentes e de servidores técnico-administrativos dos campi da Uece.