Reunião do CONSU conclui primeiro momento do processo democrático de gestão da UECE

22 de fevereiro de 2013 - 11:36

Apresentar e por em discussão a proposta do Plano de Gestão 2013-2016, que resultou da I Conferência do Planejamento Democrático e seu impacto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Esta foi a pauta da primeira reunião de 2013 do Conselho Universitário (CONSU), realizada na tarde do dia 18 de fevereiro.

A reunião do CONSU foi o ápice de um processo coletivo e aberto que teve início em setembro, com discussões nos Centros e Faculdades sobre quais os caminhos a UECE deve percorrer para continuar cumprindo sua missão institucional de “produzir e disseminar conhecimentos e formar profissionais para promover o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida do Ceará” e também fortalecer sua visão de futuro, que é de uma “universidade de projeção nacional pela excelência de ensino, da produção científica e da contribuição efetiva ao desenvolvimento do Ceará”.

As discussões nos oito campi da UECE resultaram na I Conferência do Planejamento Democrático, realizada no final de novembro, cujo relatório sustentou a construção do Plano de Gestão 2013-2016, que prescinde da homologação dos órgãos colegiados para tornar-se documento oficial da UECE. Com a aprovação do CONSU, na reunião do dia 18, o Plano de Gestão (PG) foi institucionalizado e como tal permite fazer alterações no Plano de Desenvolvimento Institucional.

O PG e o PDI, segundo o reitor Jackson Sampaio, que é presidente do CONSU, são a bússola da Administração Superior da UECE. “Todo e qualquer projeto da UECE deverá fazer referência a estes dois documentos, que constituem um horizonte institucional construído democraticamente ”, enfatizou o reitor.

Clique aqui e leia mais sobre a reunião do CONSU.