Reunião discute implantação do Complexo Urbanístico Sustentável do Itaperi

26 de fevereiro de 2015 - 16:41

Nas águas da arte vou/ Navegar pra vida vir/Com o tempo melhorar/(…)/A lagoa é do homem/A lagoa é da mulher/ A lagoa é inclusiva/Pode vir onde vier/Água é direito humano/(…)Nossa arte é atrevida/Erudita e popular/Educação libertadora/Sabe onde quer chegar/Nela caem as diferenças/E os saberes do lugar.

alt

Esta é a letra criada por Elias José da Silva, adaptada da cantiga Nas Asas da Arte, de Ray Lima, que foi cantada, em uma ciranda na abertura da reunião entre a Universidade Estadual do Ceará (UECE), a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e lideranças e moradores dos bairros do Montese, Serrinha e Itaoca, na manhã de quarta-feira, dia 25, no Auditório dos Órgãos Colegiados, no Campus do Itaperi. Na pauta, a implantação do Complexo Urbanístico Sustentável do Itaperi (Cursi).

Com a presença do reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, e da secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, (Seuma), Águeda Muniz, discutiu-se como ligar as duas áreas verdes internas no Campus do Itaperi – uma lagoa e um bosque – a duas áreas verdes externas, a Lagoa da Itaperaoba e o Riacho do Alto da Coruja, para que floresça ou seja reforçado o sentimento de pertença da comunidade.

O Campus do Itaperi abre seus portões às 6h da manhã para permitir a entrada não apenas alunos, professores e pesquisadores, mas principalmente para receber caminhantes e corredores que moram na circunvizinhança. Além disso, “70% dos pássaros que ocorrem em Fortaleza, ocorrem nos 102 hectares do campus”, segundo o reitor.

A titular da Seuma explicou que o Complexo Urbanístico Sustentável é um tipo de área verde pressuposta na Política Ambiental do Município de Fortaleza que prevê lazer, contemplação, pesquisa e desenvolvimento. “Isso tem tudo a ver com a UECE”.

Além de já estar aberto a práticas esportivas, o Campus, ao se tornar um complexo urbanístico sustentável, deverá também ser uma área de pesquisas, principalmente nos campos da Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Geografia, cursos oferecidos pela UECE.

alt

Representantes das comunidades que participaram da reunião ressaltaram a inclinação natural dos bairros que ficam no entorno da UECE, como a Serrinha, com projetos de produção de arte com reciclagem e de transformação da área no entorno da Lagoa da Itaperaoba em uma Praça Ecológica.

Uma reunião para definir o uso adequado de cada espaço e a delimitação da área que abrigará o Complexo Sustentável do Itaperi (Cursi) foi marcada para a manhã do dia 4 de março, da qual farão parte servidores da UECE e membros das comunidades do entorno. A partir daí, a Prefeitura de Fortaleza poderá editar e publicar o decreto que cria o CURSI.

De acordo com a secretária Águeda, a Seuma já enviou à Procuradoria Geral do Município (PGM) a Lei do Sistema Municipal de Áreas Verdes que regulamentará a criação das áreas verdes, como previsto no Plano Diretor Participativo de Fortaleza. Uma destas áreas verdes é o Complexo Urbanístico Sustentável e o do Itaperi será o primeiro.

A UECE, por sua vez, já teve aprovada pelo Conselho Diretor (CD) da Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNDECE), em abril de 2014, a inclusão de Áreas de Preservação Ambiental do Campus do Itaperi no CURSI.

O diálogo entre a Prefeitura de Fortaleza e a UECE para implementação do Complexo Urbanístico Sustentável do Itaperi começou quando o reitor foi apresentar o plano diretor da instituição ao prefeito Roberto Cláudio.

Os recursos para a implantação destas áreas verdes são da ordem de US$ 150 milhões para infraestrutura e são oriundos do Banco Mundial.