Retorno às aulas: algumas decisões e motivos a compartilhar

20 de janeiro de 2014 - 20:38 #

A UECE retoma suas atividades acadêmicas, repondo o que faltou concluir no semestre letivo 2013.2, nesta segunda-feira, dia 20 de janeiro de 2014. Algumas decisões e seus motivos precisam ser compartilhados.

A determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) de que o semestre letivo deve ser composto por, no mínimo 100 dias, implica na necessidade de reposição de 63 dias de aula para o campus de Itapipoca e de 37 dias para o conjunto dos demais sete campi de ensino da UECE.

Isto significa que a UECE vai conviver com dois calendários, durante o ano de 2014, e fará todos os esforços, legal e tecnicamente possíveis, para realizar a convergência dos calendários, visando unificação no semestre letivo 2015.1.

Considere-se, adicionalmente, que o ano de 2014 terá um recorde de 26 feriados em dias úteis e a realização, no Brasil, da Copa Mundial de Futebol, com jogos da seleção brasileira e jogos de várias seleções na Arena Castelão, fortemente condensados no mês de junho.

Habitualmente, computam-se 10 a 12 sábados, por semestre, como dias letivos, para reposição das aulas da graduação, então, na situação excepcional de retomada do semestre após a paralisação, necessita-se utilizar todos os sábados para este fim.

A LDB permite a realização de até 20% da carga horária de cada disciplina utilizando tecnologia a distância se previsto no projeto pedagógico do curso, ou a realização de atividades extracurriculares e complementares, flexibilizando o conceito de crédito como “sala de aula”, deste modo, os professores podem dispor dessas possibilidades para complementar as suas atividades docentes, compondo as cargas horárias determinadas em cada disciplina.

Esta decisão foi aprovada para a reposição do semestre letivo 2013.2, mas ainda será objeto de discussão para o desenrolar dos semestres 2014.1 e 2014.2, fato que deverá envolver amplamente os diretores de Centro/Faculdade e os coordenadores de Curso.

Tendo em vista, desde já, a necessidade de fazer convergir os dois calendários, serão considerados dias letivos em Itapipoca, os feriados de 20 de janeiro (Padroeiro de Itapipoca), 19 de março (Padroeiro do Ceará) e 25 de março (Data Magna do Ceará).

No dia 07 de março será concluída a reposição do semestre letivo 2013.2 para o conjunto dos demais campi de ensino da UECE e no dia 07 de abril para o campus de Itapipoca.

Em consequência, o início do semestre letivo 2014.1 será dia 31 de março para o conjunto dos demais campi de ensino da UECE e 22 de abril para o campus de Itapipoca, já realizando o 1º esforço de convergência do calendário, pela redução possível, maior para o campus de Itapipoca, do interstício entre fim de um semestre letivo e o início de outro.

Para que se possa concluir efetivamente o calendário de 2013.2, a PROGRAD necessita receber cadernetas a fim de registrar os resultados acadêmicos de todos os alunos matriculados e providenciar as colações de grau e matrículas do semestre subsequente, assim, solicita-se ao conjunto dos professores o cumprimento do prazo regimental de cinco dias, após a conclusão do semestre letivo, para a entrega das cadernetas ao DEG.

Uma vez que dispomos do sistema de cadernetas eletrônicas, reforça-se a necessidade de que os professores utilizem prioritariamente tal instrumento, pois ele agiliza a finalização do semestre, lembrando que o prazo final para preenchimento das cadernetas pelo professor é o mesmo das cadernetas impressas e que, após os cinco dias regimentais, o sistema eletrônico será fechado automaticamente.

Diante das dificuldades ainda manifestadas por alguns professores no uso da caderneta eletrônica, a PROGRAD realizará mais um encontro de formação, dia 06 de fevereiro, em seu Auditório, em três turnos. Mas, devido ao descompasso entre os calendários, os professores do campus de Itapipoca não poderão fazer uso da caderneta eletrônica para o semestre 2013.2.

Estão sendo providenciados, simultaneamente, a convocação para assinatura de contrato dos professores substitutos aprovados na última seleção de 2013 e a interrupção de férias dos professores que se encontrem nesta situação.

A matrícula para o semestre 2014.1, somente ocorrerá após o encerramento do semestre 2013.2. Desta forma, estão reservados os dias 18, 19 e 20 de março de 2014 para a primeira fase de matrícula dos alunos veteranos. Na divulgação do calendário do referido semestre serão detalhadas as demais etapas.