Resultado da pesquisa sobre saúde mental dos estudantes do ensino superior

3 de dezembro de 2020 - 15:19 # # # #

As universidades Estadual do Ceará (UECE), Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Federal do Ceará (UFC) realizaram no período de julho à setembro de 2020 a pesquisa Repercussões da Pandemia do Novo Coronavírus na Saúde Mental de Estudantes do Ensino Superior, que teve como objetivo analisar a situação de saúde mental de alunos das instituições de ensino superior públicas e privadas do Estado no contexto atual.

A pandemia do novo coronavirus e o seu alto índice de letalidade e de enormes prejuízos econômicos no contexto poderá gerar um alto risco psicossocial. Realizada com 3.691 estudantes universitários do estado do Ceará, a coleta de dados ocorreu de forma online.

Entre as informações constatadas na pesquisa estão que 48,8% dos estudantes estão muito preocupados com o retorno dos cursos de forma presencial; 76,7% sentem medo de uma infecção; e 77,2% temem perder alguém próximo por causa da Covid-19.

Além das conclusões, a pesquisa apresenta, ainda, proposições e recomendações para as instituições contribuírem com a saúde mental de seus estudantes.

Clique aqui para ler o relatório completo da pesquisa.