Residentes de Medicina Veterinária da Uece contribuem com a preservação da saúde pública

14 de agosto de 2020 - 18:19

 

A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe inúmeros desafios a serem enfrentados e a Uece busca contribuir no combate à Covid-19 por meio de uma série de ações. Uma dessas ações é executada por meio da atuação, em diversas frentes, dos residentes do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde/Medicina Veterinária da Faculdade de Veterinária da Uece (Favet), que vêm atuando na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza.

O médico veterinário é um profissional da área da Sáude, conforme a Resolução n° 287/1998 do Conselho Nacional de Saúde, e a atuação dos residentes da Uece no Sistema Único de Saúde (SUS) favorece o desenvolvimento de uma visão ampliada e interdisciplinar do processo saúde-doença e da integralidade da atenção à saúde.

Entre as atividades dos residentes na SMS, está o acompanhamento das práticas realizadas pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVIS), auxiliando na atualização dos Sistemas de Informação em Saúde desenvolvidos pelo Ministério da Saúde, mais especificamente do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), incluindo, alterando e revisando as Declarações de Óbitos (D.O.).

De acordo com Ministério da Saúde, para além dos aspectos jurídicos, a D.O. é um instrumento imprescindível para a construção de qualquer tipo de planejamento de saúde. A atualização do SIM é um dos principais norteadores das políticas públicas de saúde, permitindo a formulação, inclusive, de indicadores epidemiológicos.

“As resoluções do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para o novo Coronavírus (COE-nCoV) estão intrinsecamente relacionadas com o total de óbitos causado pela doença, sendo imprescindível sua atualização no sistema, já que a quantidade de óbitos só é contabilizada após inclusão das D.O. no SIM”, destacam as residentes Andreia Evangelista e Cecília Sampaio.

Andreia e Cecília estão ainda acompanhando as atividades realizadas pela Célula de Referência em Saúde do trabalhador (CEREST) da COVIS, destacando-se o registro no E-SUS VE dos resultados dos testes rápidos para detecção de anticorpos IgG/IgM contra o novo coronavírus, realizados nos trabalhadores dos serviços da saúde.

Além de prestar serviços à sociedade por meio do cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais, a Residência em Medicina Veterinária da Uece também contribui com a preservação da saúde pública.