Representantes de federação espanhola de dança e coro visitam Uece

22 de julho de 2015 - 10:17

Dois integrantes da Federação de Associações de Coros e Danças da Espanha (FACYDE, sigla em Espanhol), Cristina e Manuel Incera, visitaram o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professora Jackson Sampaio, na tarde de sexta-feira, dia 17, para apresentar proposta de intercâmbio cultural em várias áreas do campo da arte.

alt

Os visitantes estavam acompanhados da cônsul honorária da Espanha em Fortaleza e professora da Uece, Verônica Barbazan, e da presidente da Câmara de Arte e Cultura da Uece (ArteCult), a também professora do Centro de Humanidades (CH), Cleudene Aragão.

Fundada em 1977, com o intuito de resgatar, conservar e divulgar a cultura regional, a Federação espanhola de coros e dança reúne 59 grupos, de todas as regiões da Espanha, congregando quase seis mil integrantes das mais diversas profissões e estratos sociais. O casal Incera, por exemplo,  é da cidade de Santander, da comunidade autônoma de Cantábria, no norte do país.

Os grupos de folclores são todos amadores e seus integrantes passam de geração para geração todas as danças e músicas de suas regiões,  e eles mesmos que confeccionam as indumentárias usadas nas apresentações.

Com o passar dos anos, os grupos de coros e danças se consolidaram como os melhores guardiães e difusores da música e dança tradicionais espanholas, a ponto de a Federação ser membro do Conselho Internacional de Dança da Unesco.

Para mostrar a riqueza das danças e coros das diversas regiões da Espanha, os visitantes presentearam o reitor com um belo livro, intitulado “Indumentaria tradicional em España”, editado pela Federação, com fotos mostrando as roupas típicas regionais dos grupos que compõem a Federação.

alt